A “fortaleza natural da arte” como alguns autores de séculos anteriores designaram Óbidos deve muito desse epíteto à riquíssima colecção de pintura que se concentra no interior das muralhas, mas também em algumas freguesias circundantes. Pequenas capelas, igrejas e museus são estruturas que albergam obras que marcam a história da pintura a época dos séculos, XVI e XVII, que convenientemente apelidámos de antigo.
As transformações operadas na vila são ao mesmo tempo causa e consequência da mudança de mentalidades que a vila sentiu. Começando pelas obras públicas significativas do século XVI que alteraram consideravelmente a vila medieval e que a abriram aos valores do Manuelino e do Renascimento, num espaço condicionado pelas muralhas.
Espaços públicos, religiosos e administrativos sofrem profundas reformulações estruturais criando a necessidade do seu património integrado acompanhar essa renovação. Pintura e azulejaria assumem triunfalmente o seu espaço, assentes também num ambiente que atinge o seu auge no século XVII e que alguns autores consideram de autêntica “Corte de Aldeia”. É esta a altura em que, pela vila, circularam André Reinoso, Marcos da Cruz, Baltazar Gomes Figueira e Josefa de Ayala e Cabrera.
O Município de Óbidos dando continuidade ao trabalho da Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos optou por estruturar este pequeno guia dando destaque aos artistas e suas obras e menos à informação de estilos ou períodos de História da Arte. Abrimos ainda a possibilidade de investigações transversais permitindo aceder à iconografia representada e aos locais onde de exibição das obras dos vários artistas:
- JOSEFA DE AYALA E CABRERA 1630-1684
- BALTAZAR GOMES FIGUEIRA, 1604-1674
- MARCOS DA CRUZ (c. 1610-1683)
- ANDRÉ REINOSO (activo entre 1610 e 1641)
- BELCHIOR DE MATOS (c. 1570-5 – 1628)
- JOÃO DA COSTA
- DIOGO TEIXEIRA (c. 1540-1612)
- GARCIA FERNANDES (c.1514 – c. 1565)
Locais onde poderá encontrar obras destes pintores:
- Igreja de Santa Maria (Óbidos)
- Museu Municipal de Óbidos
- Ermida de São Brás em A-da-Gorda (Óbidos)