Select Page

Grande Travessia BTT | Amoreiras-Gare à Santa Clara-a-Velha

10 h
144.2 kmDistância
HardDificuldade
10 hDuração

A Grande Travessia é um grande percurso que liga todos os Núcleos do Centro Cyclin’Portugal de Odemira, partindo da Estação de Comboio de Amoreiras-Gare ou da Funcheira e indo até Santa Clara, passando antes na Estação de Sabóia.

É um percurso bastante longo, mas de nível técnico relativamente baixo,  acessível a bicicletas do tipo BTT, Gravel e Touring.

O trajeto segue sobretudo por caminhos, estradões e estradas com pouco trânsito. Embora siga com frequência por troços de outros percursos da rede de BTT, evita as passagens mais técnicas, tendo por isso uma percentagem maior de asfalto.

Apesar da passagem por pequenas aldeias, o percurso desenrola-se sobretudo em zonas remotas do concelho de Odemira, onde se respira a paz do sossego alentejano!

As estações de comboio e os 5 núcleos da rede sucedem-se nesta ordem:

km     0 – Estação de Amoreiras-Gare

km   12 – Estação da Funcheira

km   26 – Colos

km   54 – São Luís

km   82 – Odemira

km 104 – São Teotónio

km 136 – Estação de Santa Clara / Sabóia

km 144,5 – Santa Clara-a-Velha

Pontos de Interesse

PR1 RMZ – Escritas de pedra e cal

Sair de Monsaraz pela Porta da Vila, a norte, em direção à Ermida de São Bento. Contorne a Estalagem de Monsaraz rumo a Ferragudo, ao Convento da Orada e Cromeleque do Xerez. Seguir para norte pela Ponte Romana sobre a Ribeira da Pega. Seguir para Outeiro atravessar...

GR45 – GRVC2 | Quadrazais » Sabugal

Esta etapa inicia em Quadrazais, sendo necessário percorrer o desvio até ao rio Côa (1,2 km percurso não marcado), encontrando a GRVC na margem esquerda do rio. Deste ponto, o trilho sobe por montes e bosques da Reserva Natural da Serra da Malcata, até ao Alto da...