Os Passadiços do Penedo Furado, que ligam a Praia Fluvial à zona das quedas de água, já foram concluídos e estão aptos a ser percorridos em Vila de Rei. A conclusão desta obra vem abrir portas aos percursos e rotas pedestres que confluem no local, caso do ‘Trilho das Bufareiras’, ‘Rota das Conheiras’, ‘Grande Rota da Prata e do Ouro’ e ‘Grande Rota do Zêzere’
Ao longo de uma distância de 532 metros lineares, e com uma ponte a finalizar o percurso, podem encontrar-se plataformas para zonas de descanso, com bancos e miradouros.
A elevação a “paraíso”, referem, deve-se ao cenário, graças às “características do maciço rochoso” e à praia ser “bastante arborizada”. E o conjunto de quedas de água podem ser “apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha”. A “água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito” também contribui para a classificação.
O projecto, para este que é um dos locais “mais visitados” do concelho, segundo a autarquia, teve um orçamento de cerca de 90 mil euros. E terá continuação: já que o município já se encontra a “preparar” a extensão destes passadiços.
Em breve, deverão “chegar à zona dos restantes miradouros deste espaço”, sendo o objectivo a médio prazo “criar um percurso circular abrangendo toda a área envolvente ao Penedo Furado” — refira-se que o nome da zona se deve à presença na zona mais elevada de um “rochedo gigantesco com uma enorme abertura de feitio afunilado”, lembram as Aldeias do Xisto; é aqui que se encontra o miradouro homónimo com vista para as serras e montes com pinhais, ribeira e albufeira da barragem (Castelo de Bode).
Em jeito de sugestão deixamos os circuitos pedestres que “desaguam” ou se cruzam nos Passadiços do Penedo Furado:
- Grande Rota da Prata e do Ouro
- Grande Rota do Zêzere
- Rota das Conheiras
- Trilho das Bufareiras