Select Page

Percurso pelo centro de Gondomar

1 h
EasyDificuldade
1 hDuração

Comece a sua visita pela Praça Manuel Guedes, no centro da cidade junto à Câmara Municipal de Gondomar, edifício do início do século XX (1901), erigido no mesmo local dos antigos Paços do Concelho, datados de 1778, onde, além de alguns serviços da Câmara funcionavam duas prisões. Da antiga construção, resta apenas uma pedra, colocada a meio da escadaria, que representa, toscamente, o escudo nacional encimado pela coroa.

Adjacente a este edifício, um aprazível jardim, no centro do qual surge um moderno conjunto escultórico, da autoria do Arq.to Espinheira Rio, cuja simbologia pretende render homenagem ao poder local democrático.

Do lado oposto, um romântico fontanário em granito que data de 1921.

Continuando pela rua 5 de Outubro e depois por 25 de Abril, chegará ao Largo de Santo António. Neste local encontrará a Capela de Santo António e, um pouco mais à frente na Praça da República, o Painel de azulejos da autoria de Mestre Júlio Resende.
É neste largo que se centram as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário, cujas origens remontam ao século XVI e que atingem o seu ponto alto com a grandiosa Procissão realizada na segunda-feira seguinte ao 1º domingo de Outubro, feriado Municipal em Gondomar.

Siga agora pela rua da Igreja, até ao Largo João Paulo II, onde se situa a Igreja Matriz (1727) o primeiro templo da Península Ibérica a prestar culto aos santos mártires São Cosme e São Damião. De realçar a primorosa talha dos seus altares e o pormenor dos tetos.

Se visitar Gondomar à 5ª feira, aproveite para conhecer a feira semanal, para isso basta percorrer mais uns metros e seguir pela Rua Nuno Álvares.

O circuito segue, agora, pela Av. Oliveira Martins até à Rotunda da Ourivesaria. Projetado por Arlindo Moura, este monumento presta homenagem à Indústria de Ourivesaria do Município de Gondomar. Os três elementos base são a banca, o ourives e o aprendiz. A coluna, com 8 metros de altura é ornamentada com réplicas de ferramentas usadas pelos ourives.
No topo, em permanente movimento giratório, surge a figura do coração de filigrana dividido em 2 partes, representando a tradição e a modernidade.

Seguindo pela Av. Multiusos encontrará o Multiusos de Gondomar. Da autoria do conceituado arquitecto Siza Vieira, este é o principal equipamento desportivo do Município de Gondomar.

Do lado oposto da rua, o Parque Municipal dos Castanheiros aprazível espaço verde, vocacionado para o lazer e convívio, dotado de mesas, grelhadores e um parque infantil.

Retomando o percurso pela Av. 25 de Abril, encontrará a Biblioteca Municipal de Gondomar e, de seguida o Auditório Municipal onde poderá apreciar as mais variadas formas de arte na Sala Júlio Resende, um dos mais conceituados nomes da pintura portuguesa.

Ao fundo da Avenida encontrará a Praça Luís de Camões, onde o busto do poeta divide atenções com o Pórtico de Monte Crasto – escultura em ferro da autoria de Zulmiro de Carvalho, outro nome sonante da arte contemporânea.

Gondomar é mundialmente conhecido pela sua indústria de ourivesaria, por isso visite(sob marcação) o CINDOR (Centro da Indústria da Ourivesaria e Relojoaria), na rua Padre Augusto Maia. Aí terá oportunidade de assistir ao nascimento das famosas obras de arte que levam o nome de Gondomar além-fronteiras.

Para finalizar, suba ao Monte Crasto, o local ideal para recuperar forças antes de partir.
Percorridos os 149 metros que o conduzem até ao topo do monte e que lhe proporcionam uma panorâmica da cidade e dos concelhos limítrofes, sugerimos uma visita à capela de Santo Isidoro e uma bebida refrescante na esplanada do bar.

Pontos de Interesse

Ciclovia do Polis de Gondomar

Ciclovia situada na área de intervenção do Polis de Gondomar, que compreende o território ribeirinho delimitado longitudinalmente pela EN 108 – usualmente designada por Marginal de Gondomar e pelo rio Douro, com limites entre o Freixo (Porto) e Gramido.

Ciclovia da Avenida da Conduta

Ciclovia situada nos passeios da Avenida da Conduta, designação atribuída ao arruamento resultante da faixa de terreno desafetado para a instalação de condutas abastecedoras de água, ladeada por passeios com 5,5 metros de largura e onde em cada um deles foi construída...

Ciclovia de Vila Verde

Trata se de um conjunto de percursos unidirecionais, localizados nos dois sentidos da rodovia, sendo um troço de aproximadamente 500m em passeio, e que se desenvolvem no espaço da berma lateral das estradas. Sete percursos ascendentes com 3599 metros e seis...