Select Page

PR1 CUB – Nas Centenárias Vinhas de Vila Alva

6 h
19.8 kmDistância
NormalDificuldade
6 hDuração

Um território de vinhas centenárias, de saberes ancestrais, com paisagens imensas e uma vila branca de nome e branca no casario imaculado que desce suavemente a colina. Os campos ao redor de Vila Alva não têm apenas vinhas. Na paisagem sobressai o montado, o olival e os campos de searas louras quando chega o verão. E ainda um mar imenso, lindo a perder de vista na albufeira de Albergaria dos Fusos, onde o espelho de água contrasta com as serranias que lhe fazem horizonte. 

 

Sair do centro de Vila Alva pela rua da Misericórdia até atingir a capela de Santo António num outeiro a oeste da aldeia. Contornar a capela pela esquerda e seguir junto ao velho muro de taipa da antiga entrada na povoação. Passar ao caminho principal que irá dar acesso à barragem. Seguir pelo caminho principal de terra batida, por zonas de olival, montado e esteval até começar a bordejar os braços de água da albufeira. Descer até ao paredão da Barragem de Albergaria dos Fusos e apreciar a paisagem. 

 

Voltar para trás, pelas abandonadas casas de pessoal da barragem, tomar um pequeno troço de caminho que já se efetuou e virar à direita para dentro do montado, numa portada que se deve manter tal como se encontrou, normalmente fechada. Descer e virar à direita num caminho ancestral abandonado com paisagem lindíssima, acompanhando em parte o canal descarregador da barragem. Tomar o caminho de asfalto e, junto à linha de água, seguir pela direita em terra batida. Passar junto ao Monte da Ribeira e seguir em frente até à estrada, onde se vira à esquerda. Seguir na berma, com todo o cuidado durante cerca de 500 metros e virar à direita por caminho de terra batida, entre vinhas. 

 

Depois de um pequeno troço a descer entre vinhas, cruzar a linha de água e fazer percurso em frente, também entre vinhas, até contornar o final destas pela esquerda. Seguir em zonas de montado e vinhas até atingir a estrada que se deve cruzar e continuar acompanhando os vinhedos. Na charca artificial virar à direita até atingir de novo a estrada e virar à esquerda. Seguir cerca de 1200 metros na berma da estrada e passar junto à Ermida de Nossa Senhora da Represa. No entroncamento, tomar a estrada rural asfaltada à esquerda e após 1000 metros virar à direita em direção ao cabeço onde se situa o Monte do Zambujeiro. Antes do monte virar à esquerda e começar a descida em zona de montado, abrindo e fechando sempre as cancelas e portadas. Cruzar a estrada e seguir por caminho de terra batida junto ao pinhal e olival. Após o olival virar à esquerda, numa leve subida, e depois à direita até ao caminho rural asfaltado, para virar à esquerda. Seguir pelo asfalto, atingir o cemitério e a Ermida de São João e chegar ao centro de Vila Alva.

Pontos de Interesse

Rota do Barrocal (b)

O barrocal é a região situada entre o litoral e a serra algarvia. É uma zona formada tanto por terrenos pouco acidentados como por maciços de calcário, ambos revestidos de vegetação arbustiva e arbórea diversificada, de associação mediterrânea. Nas terras argilosas e...

PR4 MTL – À volta do montado

Saia pelo paredão da barragem da Tapada Grande e, no final, suba à direita. Siga pelo estradão, pelos campos de alfarrobeiras com as colinas encimadas por rochas quartzíticas, até ao Monte do Guiso, descanse e beba água. Volte ligeiramente atrás, passe ao lado de um...