Select Page

PR1 CUB – Nas Centenárias Vinhas de Vila Alva

6 h
19.8 kmDistância
NormalDificuldade
6 hDuração

Um território de vinhas centenárias, de saberes ancestrais, com paisagens imensas e uma vila branca de nome e branca no casario imaculado que desce suavemente a colina. Os campos ao redor de Vila Alva não têm apenas vinhas. Na paisagem sobressai o montado, o olival e os campos de searas louras quando chega o verão. E ainda um mar imenso, lindo a perder de vista na albufeira de Albergaria dos Fusos, onde o espelho de água contrasta com as serranias que lhe fazem horizonte. 

 

Sair do centro de Vila Alva pela rua da Misericórdia até atingir a capela de Santo António num outeiro a oeste da aldeia. Contornar a capela pela esquerda e seguir junto ao velho muro de taipa da antiga entrada na povoação. Passar ao caminho principal que irá dar acesso à barragem. Seguir pelo caminho principal de terra batida, por zonas de olival, montado e esteval até começar a bordejar os braços de água da albufeira. Descer até ao paredão da Barragem de Albergaria dos Fusos e apreciar a paisagem. 

 

Voltar para trás, pelas abandonadas casas de pessoal da barragem, tomar um pequeno troço de caminho que já se efetuou e virar à direita para dentro do montado, numa portada que se deve manter tal como se encontrou, normalmente fechada. Descer e virar à direita num caminho ancestral abandonado com paisagem lindíssima, acompanhando em parte o canal descarregador da barragem. Tomar o caminho de asfalto e, junto à linha de água, seguir pela direita em terra batida. Passar junto ao Monte da Ribeira e seguir em frente até à estrada, onde se vira à esquerda. Seguir na berma, com todo o cuidado durante cerca de 500 metros e virar à direita por caminho de terra batida, entre vinhas. 

 

Depois de um pequeno troço a descer entre vinhas, cruzar a linha de água e fazer percurso em frente, também entre vinhas, até contornar o final destas pela esquerda. Seguir em zonas de montado e vinhas até atingir a estrada que se deve cruzar e continuar acompanhando os vinhedos. Na charca artificial virar à direita até atingir de novo a estrada e virar à esquerda. Seguir cerca de 1200 metros na berma da estrada e passar junto à Ermida de Nossa Senhora da Represa. No entroncamento, tomar a estrada rural asfaltada à esquerda e após 1000 metros virar à direita em direção ao cabeço onde se situa o Monte do Zambujeiro. Antes do monte virar à esquerda e começar a descida em zona de montado, abrindo e fechando sempre as cancelas e portadas. Cruzar a estrada e seguir por caminho de terra batida junto ao pinhal e olival. Após o olival virar à esquerda, numa leve subida, e depois à direita até ao caminho rural asfaltado, para virar à esquerda. Seguir pelo asfalto, atingir o cemitério e a Ermida de São João e chegar ao centro de Vila Alva.

Pontos de Interesse

Arrozais de Campilhas

Foi ainda no tempo do Estado Novo que foram construídas as barragens no Alentejo. Esta caminhada permite conhecer tanto a agricultura de regadio como de sequeiro, com belos montados que originam grande riqueza florística e faunística. A Primavera é especialmente...

GR33 – GRZ6 | Só tu e o rio

Deixamos a ponte filipina do Cabril, classificada como monumento nacional, e entramos num troço de património natural e cultural de valor incalculável. São disso exemplos o penedo Granada, local de meditação do frei Luís de Granada e de inspiração do poeta Luís Vaz de...