O relevo é bastante acidentado e marcado por cabeços e cerros separados por vales cavados naquela que é já uma zona de início das serranias algarvias. As paisagens são a perder de vista, num mar de verde e fragas. Pelos campos encontram-se montes em ruínas, testemunhos de outras eras em que o povoamento era disperso e as vidas eram difíceis para quem arduamente povoava e conquistava estas terras.
Estamos em presença de um percurso exigente, com subidas e descidas nas linhas de cumeada de uma região de relevo muito marcado. Os caminhos são largos e de fácil caminhada, mas com pouca sombra e muito expostos ao sol na sua quase totalidade. Partir do parque de estacionamento na entrada de Santana da Serra e seguir pelo interior da localidade em direção à ponte urbana. Cruzar a ponte e tomar o caminho do cemitério até ao entroncamento. Cruzar a ponte e virar imediatamente à direita tomando o caminho junto ao ribeiro. No entroncamento seguinte seguir pela esquerda, passar junto ao monte alentejano e tomar o caminho da direita em direção ao bosque. O percurso segue sempre pela linha de cumeada, com paisagens fantásticas ao longo do caminho. Virar à esquerda no primeiro entroncamento principal e junto ao monte abandonado fazer uma curva apertada à esquerda retornando para leste o percurso. Nos dois entroncamentos seguintes tomar os caminhos da esquerda.
De seguida seguir pela direita e passar junto a um monte habitado. Estar atento à próxima viragem muito apertada à esquerda, a partir do caminho principal e começar a descida junto à charca de água. No final da descida virar à esquerda, passar junto a um altar popular encastrado na pedra junto ao caminho e no cruzamento seguinte virar à direita. Manter à direita até avistar no alto um moinho de vento que se acede por caminho fortemente inclinado para depois retornar ao caminho principal. A partir do moinho a paisagem é total até onde o olhar alcança num horizonte sem fim. Voltar ao caminho principal e seguir sempre sem desvio até chegar ao cruzamento de entrada em Santana da Serra. Entrar da localidade e fazer o percurso inverso do troço inicial até ao local de partida.