Select Page

PR1 SSL – Fantástica Serra de São Miguel

4 h
10.6 kmDistância
NormalDificuldade
4 hDuração

Este é um território em que a planície é interrompida pelos cabeços suaves, mas poderosos das serranias calcárias onde se destaca na paisagem a Serra de São Miguel, com a curiosa presença, no seu topo, de uma praça de touros que convive com um antigo ermitério dedicado ao Arcanjo Protetor armado de espada. Do alto de São Miguel a vista alcança até aos limites de um horizonte sem fim em todo o redor as planícies fantásticas do Alentejo.

 

Partir de Sousel, de onde o histórico Santo Condestável, Dom Nuno Álvares Pereira, mandou erigir a Igreja da Orada e começar a conquistar o monte de São Miguel é ter um esplendor de verde ao longo de caminhos rurais e trilhos pelo meio de olivais centenários. A subida é suave e no alto a recompensa é imensa. A descida é calma por estradões rurais com visita a um antigo forno de cal, terminando com um excelente percurso urbano e cultural dentro do espaço urbano de Sousel. 

 

Sair do Largo da Igreja de Sousel em direção à antiga linha de comboio que se atravessa. Contornar o muro do cemitério pela direita e avistar um largo estradão que segue pelo meio de olival centenário em direção ao alto da serra. A partir de certa altura, o estradão passa a caminho rural pelo meio do olival até ao espaço social do clube de caçadores. Deste local poderá optar por visitar um forno de cal que existe na proximidade e retornar ao mesmo local para seguir em direção à estrada de asfalto que faz a ligação ao alto da colina. No alto de São Miguel encontra-se uma unidade de alojamento turístico, que ladeia a Capela de Nossa Senhora do Carmo, antigo Ermitério de São Miguel, e um pouco mais à frente encontra-se a Praça de Touros Pedro Louceiro. Depois de se conhecer o alto e avistar a excelente paisagem, a descida faz-se ao lado da unidade de alojamento, contornando esta e seguindo pelo caminho bem visível até uma clareira onde se encontra um desvio de ida e volta para visitar mais um forno de cal. Retornando ao caminho principal a descida prossegue pelo estradão, cruza a antiga linha de comboio e chega à estrada nacional EN245 que dá acesso a Sousel. Ao entrar na Vila de Sousel tem-se a possibilidade de virar à esquerda para terminar o passeio no ponto de partida ou seguir por dentro do núcleo histórico para um percurso cultural de passagem pelos pontos de interesse cultural existentes na centralidade urbana.

Pontos de Interesse

GR50 – GRPG11 | Brufe » Campo do Gerês

Nesta etapa caminhamos de Brufe até Campo do Gerês, tendo como cenário principal o vale do rio Homem e o plano de água da albufeira de Vilarinho das Furnas. São cerca de 11 quilómetros, onde faremos a passagem da serra Amarela para a serra do Gerês, separadas pelo rio...

GR33 – GRZ3 | Terra Mineira

O percurso acompanha a margem ao longo dos campos agrícolas que o bordejam. Quase todos os terrenos de cultivo se situam nas margens do Zêzere, delimitados com muros perpendiculares ao rio que caracterizam a paisagem. Têm uma função muito específica e bem estruturada;...