O trilho de 10,6 km, com duração de 4:30 horas, inicia-se na Fajã dos Cardos, no Curral das Freiras, e percorre um antigo caminho que liga a costa sul e a costa norte da ilha da Madeira, terminando em Boaventura.
O trilho é sempre a subir até atingirmos a Boca das Torrinhas, sendo que a partir daqui faz-se sempre a descer até ao Lombo do Urzal, na freguesia de Boaventura.
Possibilidade de aceder ao Pico Ruivo é proporcionada a partir da ligação existente, ao percurso PR1.3 Vereda da Encumeada, na bifurcação na Boca das Torrinhas.
O cenário na Boca das Torrinhas é admirável, quer pelo contraste entre o cume dos picos que rodeiam o Curral das Freiras, destacando-se o mais alto da ilha, Pico Ruivo (1862m), quer pela própria panorâmica do vale do Curral das Freiras.
A presença de vegetação exótica no inicio do percurso antecede uma luxuriante área de vegetação natural, tanto de altitude como de floresta Laurissilva- classificada de Património Mundial Natural pela UNESCO, desde Dezembro de 1999.