As densas matas de sobreiros, eucaliptos e medronheiros conduzem o caminhante a comungar com as águas tranquilas do rio Mira, numa caminhada ideal para experimentar em apenas meio-dia, a essência do Caminho Histórico da Rota Vicentina.
Troviscais revela o lado mais inóspito e autêntico desta magnífica região costeira, permitindo o contacto com as pessoas do lugar, observar algumas atividades económicas ligadas à terra e ao rio, ter uma vista fantástica sobre o rio Mira e ainda conhecer a fauna e a vegetação típica do mediterrâneo no seu melhor, com habitats tão diversos como o matagal, a floresta de sobreiro ou carvalho-cerquinho, o sapal, o caniçal, a galeria ripícola, os charcos e muitos outros.
É um percurso ideal para os amantes das plantas silvestres ou do birdwathching. O troço de percurso junto ao rio Mira, no Moinho das Moitas, merece uma pausa num sítio discreto, com os binóculos à mão. Perscrutando o rio, o caniçal, os reservatórios de água do antigo moinho e os juncais, pode observar-se grande diversidade de aves, incluindo alguns passeriformes migradores mais raros, como o pisco-de-peito-azul, a felosa-malhada, a felosa unicolor ou a felosa-aquática.
Na várzea e junto ao rio, podem observar-se dejetos de lontra, um dos animais mais fascinantes da mamofauna do Sudoeste. Nas encostas mais secas, onde a árvore dominante é o sobreiro, abundam os arbustos da família das cistáceas (esteva, estevinha e roselha), mas também rosmaninho, zambujeiro ou trovisco. Nas encostas mais húmidas e sombrias, a árvore dominante é o carvalho-cerquinho ou carvalho-português e no estrato arbustivo domina a urze- branca e fantásticos exemplares de medronheiro, de porte quase arbóreo.