Select Page

Troviscais ao Mira

4 h
11.4 kmDistância
HardDificuldade
4 hDuração

As densas matas de sobreiros, eucaliptos e medronheiros conduzem o caminhante a comungar com as águas tranquilas do rio Mira, numa caminhada ideal para experimentar em apenas meio-dia, a essência do Caminho Histórico da Rota Vicentina.

Troviscais revela o lado mais inóspito e autêntico desta magnífica região costeira, permitindo o contacto com as pessoas do lugar, observar algumas atividades económicas ligadas à terra e ao rio, ter uma vista fantástica sobre o rio Mira e ainda conhecer a fauna e a vegetação típica do mediterrâneo no seu melhor, com habitats tão diversos como o matagal, a floresta de sobreiro ou carvalho-cerquinho, o sapal, o caniçal, a galeria ripícola, os charcos e muitos outros.

É um percurso ideal para os amantes das plantas silvestres ou do birdwathching. O troço de percurso junto ao rio Mira, no Moinho das Moitas, merece uma pausa num sítio discreto, com os binóculos à mão. Perscrutando o rio, o caniçal, os reservatórios de água do antigo moinho e os juncais, pode observar-se grande diversidade de aves, incluindo alguns passeriformes migradores mais raros, como o pisco-de-peito-azul, a felosa-malhada, a felosa unicolor ou a felosa-aquática.

Na várzea e junto ao rio, podem observar-se dejetos de lontra, um dos animais mais fascinantes da mamofauna do Sudoeste. Nas encostas mais secas, onde a árvore dominante é o sobreiro, abundam os arbustos da família das cistáceas (esteva, estevinha e roselha), mas também rosmaninho, zambujeiro ou trovisco. Nas encostas mais húmidas e sombrias, a árvore dominante é o carvalho-cerquinho ou carvalho-português e no estrato arbustivo domina a urze- branca e fantásticos exemplares de medronheiro, de porte quase arbóreo.

Pontos de Interesse

Carrascalinho

Entre solos arenosos e montes xistosos, duas paisagens diferentes, dois habitats complementares. Os solos arenosos, de ondulado suave, predominam no troço norte deste percurso, onde imperam os pinhais com matos de plantas aromáticas, orquídeas selvagens e plantas...

GR33 – GRZ4 | Meandros

Neste percurso, o rio Zêzere atinge todo o seu esplendor, através das famosas “curvas” , os meandros do Zêzere, classificados como geosítio pela Unesco. Na linha do horizonte ficam algumas das mais belas paisagens de toda a Grande Rota do Zêzere – a garganta...