Select Page

Percurso Ciclável Póvoa de Sta. Iria – Alverca do Ribatejo

1.5 h
17.7 kmDistância
EasyDificuldade
1.5 hDuração

Percurso ribeirinho contínuo, com cerca de 17,5 km, ciclável e pedonal (por isso tome cuidado), em passadiços (madeira ou polipropileno) e terra batida. Interliga os diferentes parques urbanos do concelho de Vila Franca de Xira, alguns premiados internacionalmente*. Promove a valorização da Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) e disponibiliza conteúdos sobre a mesma, numa ótica de aprofundamento do (re)conhecimento dos valores naturais e paisagísticos, em particular os habitat terrestres e aquáticos, bem como as espécies indígenas da flora e da fauna neste ecossistema estuarino.

O estuário do Tejo destaca-se como área de invernada para as aves aquáticas. Assim, a melhor altura para a sua observação decorre de meados de novembro a finais de março, altura em que haverá também menos pessoas a realizar o percurso. Este permite redescobrir o estuário do Tejo, usufruindo da regeneração natural, urbanística e paisagística da frente ribeirinha, recuperando uma ligação milenar da população aquele curso de água. Pode visitar o Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem e o Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio”, caminhar ou andar de bicicleta, bem como conjugar o lazer e o desporto, usando os espaços e os equipamentos.

*Menção Honrosa na categoria Cidades Sustentáveis Green Projects Awards 2014, 1.º Prémio na categoria Landscape and Public Spaces Archmarathon Awards 2015 e 1.º Prémio Wan Landscape Award 2016.

Pontos de Interesse

Odeceixe-ao-Rio

Este percurso acompanha, em grande parte, a Ribeira de Seixe, cujas águas límpidas e galerias de árvores são um hotspot de diversidade. As sombras frescas ao longo da ribeira contrastam com a vista maravilhosa sobre o Vale do Seixe e São Miguel com que nos presenteia...

PR4 ODM – De Santa Clara à Barragem

Na pacata aldeia de Santa Clara-a-Velha vive-se a pureza da mística Alentejana, e é ela que dá o nome à Barragem, o grande lago inesperado da imensa serra do vasto concelho de Odemira. A presença constante da água e as vistas desafogadas sobre um Alentejo montanhoso...