Select Page

Pedalando pelo Sudoeste Alentejano

72 h | 1 locais
86.4 kmDistância
HardDificuldade
72 hDuração

Percurso cicloturístico circular que sai de Vila Nova de Milfontes ruma a sul, até à Zambujeira do Mar, pela esplêndida linha costeira. Penetra no interior do território e ruma a norte, em direção a Odemira, seguindo o vale do rio Mira e as suaves serranias que o delimitam a poente, acompanhando-o à sua foz. Pelo trajeto tome atenção à fauna e flora que ocupa este território.

De Vila Nova de Milfontes, tome a EN393 para sul (direção Odemira), atravesse a ponte sobre a foz do rio Mira. Dirija-se para Almograve onde pode desviar para a praia de Almograve e visitar a praia da Foz dos Ouriços, um geossítio de importância nacional conhecido pelas espetaculares formações geológicas, bem visíveis nas falésias que delimitam a praia. Pode aceder ao porto pesqueiro da Lapa das Pombas, encravado numa enseada formada pelas abruptas arribas costeiras.

De Almograve continue para sul (CM1122-1, direção cabo Sardão). A paisagem mostra uma agricultura intensiva. Em Cavaleiro continue até ao cabo com vários pontos de interesse, ex. as impressionantes arribas, o farol, os singulares ninhos de cegonhas-brancas construídos sobre o mar e as plantas exclusivas deste habitat peculiar.

Do cabo Sardão continue em terra batida acompanhando a linha costeira para sul, com uma paisagem, rural de um lado e natural do outro. Durante alguns quilómetros acompanha o Trilho dos Pescadores (cor azul) da Rota Vicentina. Siga até Porto das Barcas, pequena aldeia piscatória, com estufas na envolvente.

Novamente em alcatrão, atinge-se a vila de Zambujeira do Mar. Siga para poente (direção São Teotónio), ao longo da M502-1, com muitas pastagens e eucaliptais, enquanto na envolvente a São Teotónio se veem alguns núcleos de sobreiros, intercalados com manchas de pinhal. Pelo centro atravesse a povoação, entre na EN120 e continue para norte, (direção Odemira). Nas vertentes há vestígios da primitiva floresta de sobreiros e medronheiros, numa paisagem onde vai imperando o eucalipto. Atravessa zonas cerealíferas, ao longo de uma estrada larga e quase plana. A paisagem torna-se ondulante, com algum montado de sobro.

Inicie a descida sinuosa para Odemira e para o vale do rio Mira. Mais abaixo atravesse o rio e entre na vila. Saia pela N120 (direção São Luís) e suba (cerca de 3 km). A paisagem mantém as mesmas características, predominando os eucaliptais, com algumas áreas de montado de sobro, intercaladas por searas.

Desça, atravesse a ribeira do Torgal e suba. As encostas deste vale estão cobertas de sobreiro e medronheiro. Atinge um patamar onde predominam as pastagens e alguns montados. Ocasionalmente, vê-se algum gado bovino.

Em São Luís, a meio da povoação, continue para ocidente (direção Vila Nova de Milfontes, pela EM532). Um sobe e desce durante alguns quilómetros, paralelo ao alinhamento das serras do Penedo, do Toiro e do Monte Trigo, do lado direito, formadas por cristas quartzíticas.

A estrada ondula ao longo de prados e passa pelo Samouqueiro, uma zona de várzea associada à linha de água do Corgo do Porto da Mó, também influenciada pelo baixo Mira. Este prado extenso, verdejante e com juncais é frequentado por cegonhas-brancas e garças.

Suba um pouco até ao Galeado e faça a última parte em piso plano até Vila Nova de Milfontes.

Roadbook
Vila Nova de Milfontes, EN393 para sul, direção Odemira. Desvie para Almograve. Continue para sul, CM1122-1, direção cabo Sardão. Em Cavaleiro continue para cabo Sardão e por troço em terra batida (Trilho dos Pescadores – cor azul), até Porto das Barcas.

Em asfalto, siga sul até Zambujeira do Mar. Aí, siga este, direção São Teotónio, pela EM502-1. Atravesse São Teotónio e entre na EN120, continue para norte, direção Odemira. Continue na EN120, direção São Luís. A meio desta, continue para oeste, direção Vila Nova de Milfontes, pela EM532.

Pontos de Interesse
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – PNSACV ocupa uma superfície de 89.568,77 ha (60.577,25 ha de área terrestre e 28.991,52 ha de zona marinha), com grande diversidade de habitat costeiros, incluindo praias, falésias, ilhotas e...

PR11 CTM Cerro do Bufo

Tome atenção ao facto do percurso ser também ciclável. Atravessa parte do sapal de Castro Marim, acompanhando os seus canais e passando por salinas. Um dos melhores locais para observação de avifauna aquática. Visite-o bem cedo pela manhã ou ao final do dia e...

GR45 – GRVC8 | Quinta Nova » Cidadelhe

Esta etapa inicia na aldeia de Quinta Nova. O acesso à GRVC é feito por desvio não marcado (1,8 km). O trilho desce por áreas agrícolas abandonadas até às margens do rio Côa. Neste ponto, junto a EN221, existe um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades...

Silves (b)

O percurso de Silves, um dos maiores concelhos do Algarve, é marcado pela diversidade e grande riqueza natural e paisagística, que permite apreciar distintos ambientes. A começar pela própria cidade, primeira capital do Algarve, onde encontrará uma oferta cultural,...