Select Page

GR45 – GRVC11 | Castelo Melhor » Museu do Côa

4 h
11.6 kmDistância
HardDificuldade
4 hDuração

Esta etapa inicia na aldeia de Castelo Melhor, junto ao Centro de Recepção do Parque Arqueológico do Vale do Côa. O trilho segue por caminhos murados, entre olivais e vinhas, sendo possível aceder, através de desvio não marcado à Capela de São Gabriel, onde se tem uma vista panorâmica sobre todo o vale do rio Côa.

Por zonas de pastagem e antigas áreas agrícolas, o trilho segue para Norte, passando pela aldeia de Orgal. Neste ponto, junto a EN222, existe um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Orgal).

Pela GRVC, inicia-se aqui a aproximação à foz do rio Côa, por áreas extensas de vinha, e descendo em zig-zag por caminho de pé posto até à ponte rodoviária sobre o rio Côa. Aqui é possível aceder a um desvio não marcado para visita à foz do rio Côa, onde o Côa entra no rio Douro, e à ponte ferroviária que a atravessa.

A GRVC atravessa a ponte rodoviária (EN222) e desvia-se da estrada na primeira curva, subindo a encosta pelo Vale do Forno, apanhando uma antiga calçada murada. Neste ponto, junto a EN222, existe um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Museu do Côa). Uma vez alcançado o topo da encosta, a rota segue por estrada até ao Museu do Côa.

Pontos de Interesse

Cabo de S. Vicente – Praia do Telheiro

Na ponta sudoeste da Europa este percurso circular, bem marcado, em terreno plano, mas com um piso exigente (percorra-o no sentido anti-horário) possui uma grande riqueza de flora (plantas) e de paisagem, por entre pastagens e falésias. Na 2ª metade do trajeto terá...

A Caminho de Totenique

Saíndo de Sabóia, caminhamos por vales frescos, percorridos pelo rio Mira e pela ribeira de Totenique. Chegando ao cimo da serra, junto a um moinho em ruínas, somos surpreendidos pela vista da aldeia de Santa Clara. Em aldeias como esta, modos tradicionais de vida e...