Select Page

Milhares de pessoas fizeram trajeto da Sé até à Piedade

Milhares de pessoas voltaram a fazer da Procissão dos Pendões uma impressionante manifestação religiosa, na tarde desta terça-feira 20, num cortejo que se estendeu por mais de dois quilómetros entre a Igreja da Sé, na Praça da República, e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, numa procissão em que apenas desfilam os pendões, tendo o pendão do Município de Elvas sido acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e vice-presidente Manuel Valério.

Muitos foram os fiéis, de dentro e fora do concelho, que marcaram presença neste enorme cortejo religioso, marcado pelo cumprimento de promessas de muitos dos que acompanham esta celebração, como se vê pelo enorme mar de velas e pessoas que participam anualmente.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país, a maior a sul do Tejo, e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo o ponto alto a Procissão dos Pendões, que foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas, que promove a Feira de São Mateus, uma mostra de atividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, artesanato, venda de produtos regionais, instituições e zona de espetáculos.

 

Pontos de Interesse

Dezenas de pessoas caminharam até ao Monte de Soares

Dezenas de pessoas caminharam, na manhã deste domingo, dia 30, até ao Monte de Soares, em Vila Boim, no âmbito da 8ª Caminhada do Grupo Amigo Dez e Meia. A oitava caminhada teve início na Praça da República, percorrendo depois o percurso que liga até ao Monte de...