Neste ato esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Manuel Valério, assim como o colecionador António Cachola, o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem e o artista João Pedro Vale e os responsáveis desta unidade hoteleira de cinco estrelas.
A mostra, que pode ser visitada até janeiro do próximo ano, conta com a apresentação ao público da escultura que integra a Coleção do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, exclusivamente nacional.
A coleção António Cachola não tem limites disciplinares, temáticos ou estéticos e pretende proporcionar uma visão global das realidades históricas e criticamente produtivas definidas entre trabalhos de artistas revelados ou firmados nos anos 80 do século passado e a atualidade. Tem um carácter eminentemente abrangente e didático sendo, ao mesmo tempo, um estímulo para a criação de novas realidades.
Fazem parte dela as mais diferentes manifestações artísticas como o desenho, a gravura, a pintura, a escultura, a instalação, o vídeo e a fotografia. A coleção é composta por 111 artistas, alguns deles, já representaram Portugal na Bienal de Veneza, nomeadamente Joana Vasconcelos, Francisco Tropa, João Louro, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, José Pedro Croft, este último para 2017.