Select Page

FUNCHAL DEBATE SEGUNDA-FEIRA O PLANEAMENTO URBANO

  A Câmara Municipal do Funchal dinamiza na próxima segunda-feira, dia 19 de junho, a terceira sessão temática sobre a cidade, incluída no ciclo “Projetar o Futuro”, desta feita subordinada ao tema do Planeamento Urbano, na antecâmara do Período de Discussão Pública do Novo Plano Diretor Municipal do Funchal, que terá lugar nos próximos meses. A sessão terá lugar na Sala da Assembleia Municipal do Funchal (depois das duas primeiras sessões terem decorrido no Teatro) e contará com a presença de Paulo Pinho, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com cerca de 20 anos de experiência na área do Planeamento de Território e Ambiente e mais de 100 publicações sobre o tema, em Portugal e no estrangeiro.

Nesta fase, o que a Autarquia liderada por Paulo Cafôfo decidiu foi antecipar este processo com um ciclo de cinco conferências, que estão a abordar temas estruturantes para a cidade, no âmbito do novo PDM, com o intuito de investir no esclarecimento da população e de contribuir para uma fase de Discussão Pública ainda mais rica e bem preparada. As duas primeiras conferências já tiveram lugar e abordaram a Reabilitação Urbana e a Mobilidade. Segue-se agora o Planeamento Urbano e, depois, a Sustentabilidade e o Turismo, nas próximas semanas.

Antes de se iniciar a Discussão Pública do novo PDM, a Câmara Municipal do Funchal considerou essencial desencadear um conjunto de sessões temáticas que abrangessem vários domínios fundamentais para a cidade, incidindo diretamente sobre o seu modelo de ordenamento territorial e contribuindo para qualificar um debate que se quer estruturante para projetar o futuro do Funchal. Este ciclo de conferências visa, por isso, incentivar a participação da população e possibilitar uma reflexão sustentada sobre a cidade em torno de problemáticas absolutamente atuais, bem como do impacto destes domínios sobre a qualidade de vida da população, preparando o caminho para a etapa mais objetiva e decisiva, que será a da Discussão Pública do novo PDM.

A Autarquia lança, por isso, o repto a todos os funchalenses e a todos aqueles que têm uma ligação à cidade para que contribuam para esta discussão e para o conteúdo final de um documento que vai marcar o Funchal da próxima década.

Pontos de Interesse

Paulo Renato faleceu em casa

Foi por volta das 2 horas da manhã e na casa da tia onde estava a ficar que Paulo Renato faleceu, depois de cinco anos de luta contra um cancro, nestes últimos tempos com idas diárias ao hospital, pois não queria dormir ali. Segundo relatos de Martinha Rebolo ao...