Select Page

Quinta Donnaires – Vinho

Fundada em 1950 em Várzea de Candosa, no concelho de Tábua, por José Augusto Godinho, a Casa Agrícola dedicou-se inicialmente à produção de vinho para venda a granel. No entanto, esta nunca foi uma prioridade para o seu fundador, dado que era apenas realizada numa óptica de aproveitamento do terreno disponível na Quinta do Cruzeiro. Com a perspectiva de renovar e dinamizar a Casa Agrícola José Augusto Godinho mas também de rentabilizar a propriedade, o actual proprietário, neto do fundador, iniciou em 2006 um projecto de produção de vinho, de forma a aproveitar as características sublimes do solo e do clima, com o intuito desenvolver em modestas quantidades um vinho que preze pela qualidade e elegância. Esta propriedade situa-se num pequeno planalto numa zona elevada e ventosa, o que facilita o combate a muitas doenças que assolam as videiras da região. Não obstante, encontra-se protegida dos ventos frios do Norte por um pequeno monte e possui uma excelente exposição solar, ideal para uma boa maturação das uvas. Reuniram-se assim as condições apropriadas para a produção vinícola, potenciadas por um microclima, fundamentais para a qualidade do vinho produzido actualmente, Donnaires.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Penedo que abana e vista para o Mondego

Penedo oscilante, também chamado penedo Cabana. Considerado imóvel de interesse público pelo Dec. N.º 251, DG 129, de 03.06.1970. O local é um dos mais emblemáticos do concelho, pela enorme pedra em si, que abana um pouco quando exercida força, e é também um magnífico...

Rio Mondego (margens)

O rio, que aqui se transforma em albufeira, é propicio aos desportos náuticos, mas também á fruição das águas e dos vários caminhos que se podem percorrer para chegar ao topo da pedra e passar pela via romana.

Lápide romana

Lápide incorporada nas paredes de uma casa de habitação (Póvoa de Midões), comemorativa da fundação de uma ponte romana, onde se pode ler: «IMP. TITO. COS PONTEM AEDIFICAVIT SEVERVS. VIVE. F»