No ano em que se assinalam os 25 anos de carreira de Mísia, o Museu do Fado convidou a artista para uma residência artística que tomará conta da segunda quinzena de março. Neste reencontro de Mísia com o seu público, em sessões intimistas ao final da tarde, pontuadas pelas palavras e pelas músicas da fadista, cruzar-se-ão histórias de carreira, conversas sobre os seus álbuns, referências e interpretações de temas chave da sua já vasta discografia. Esta será uma oportunidade singular para redescobrir, numa visita guiada pela própria, um percurso de 25 anos de memórias, em momentos de partilha que dirão muito sobre a personalidade da artista e a sua forma de pensar a música, a arte e a vida.
O PRINCÍPIO
Os primeiros anos de Fado no Porto, durante a adolescência, a cantar como amadora. Os primeiros discos, a travessia solitária entre 1991 e 2000. A situação do Fado em Portugal e no estrangeiro nesse período.
14 mar: 19h
OS CAMINHOS & OS PALCOS
As viagens, as tournées e os palcos do Mundo. Muitas vezes Mísia foi a primeira artista a pisá-los depois de Amália Rodrigues, 15 ou 20 anos mais tarde.
15 mar: 19h
POETAS & CANTORES AUTORES
A colaboração pessoal com os maiores escritores e poetas portugueses contemporâneos, palavras escritas especialmente para Mísia. O mesmo com os cantautores que nunca até aquele momento tinham colaborado com o universo fadista.
21 mar: 19h
DIÁLOGOS & ESPELHOS
Diálogos com outras disciplinas artísticas como o cinema, a dança e o teatro. Colaborações com Bill T. Jones, Sophie Calle, Isabelle Huppert, Maria de Medeiros, Iggy Pop, Adriana Calcanhotto, Maria Bethânia.
22 mar: 19h
AMÁLIA E A GUERRA DOS TRONOS
A importância de Amália como referência e inspiração para Mísia e toda uma geração. A procura incessante de uma herdeira.
28 mar: 19h
O FADO FORAL E UNIVERSAL
Sendo tão local, do foro de Lisboa, a inegável universalidade deste género que com a sua linguagem emocional atravessa as fronteiras do coração.
29 mar: 19h
Músicos:
André Dias guitarra portuguesa
Daniel Pinto viola de fado
Luís Cunha violino
Pedro Santos acordeão