Select Page

Conferência Desafios XXI: o futuro do Património Cultural passou por Lisboa

A ideia de que a Cultura deve ser gerida de forma integrada através de políticas públicas inclusivas que respondam às condições de risco e de rápida mudança foi sublinhada na Conferência Património Cultural Desafios XXI, que se realizou nos dias 25 e 26 de outubro de 2018 em Lisboa.
Organizado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), este encontro reuniu na Fundação Calouste Gulbenkian, entidade parceira do evento, cerca de 350 especialistas em Património Cultural, entre investigadores, académicos, profissionais do setor e responsáveis de diversos países e de instituições europeias.
Foram dois dias consagrados à partilha de perspetivas e de experiências de gestão do património, tendo sido apresentados alguns “estudos de caso”, como a recente reforma dos museus em Itália e os modelos participativos e integrados em vigor na Finlândia e na Irlanda. Foram também dados a conhecer o passado e o futuro dos monumentos históricos em França e o atual panorama na vizinha Espanha.
A conferência de abertura foi proferida por Silvia Costa, eurodeputada e ex-Presidente do Comité de Cultura e Educação do Parlamento Europeu. O arranque dos trabalhos foi assinalado com palavras da diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva, e do Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural, Guilherme d’Oliveira Martins.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na sessão inaugural através de uma mensagem gravada em que enalteceu a importância estratégica do tema em debate, sublinhando o valor do Património Cultural para a paz e para o desenvolvimento das sociedades.
De Portugal, participaram nesta conferência diversas personalidades da esfera académica e institucional, como David Santos, Raquel Henriques da Silva, Paulo Pereira, António Barreto, Gustavo Cardoso, António Candeias, Maria Calado e Fernando António Baptista Pereira, entre outros.
Entendida como um ponto alto das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural a nível nacional, foi objetivo da DGPC ao organizar este encontro dar voz aos desafios que o Património enfrenta hoje, na sua relação com a memória e o conhecimento, a sustentabilidade, a ciência, as alterações climáticas e as novas tecnologias, entre outros tópicos orientados para gestão e a projeção do futuro.

Pontos de Interesse

New places named next to the Alvalade XXI stadium

“Um dia especial em que a cidade presta homenagem a duas grandes figuras do Sporting, de Lisboa e do desporto nacional”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa no descerramento das placas da Rua Professor Moniz Pereira e da...

Emissão de selos “Museus Centenários”

Os CTT apresentam hoje, dia 5 de abril uma emissão filatélica sobre os museus centenários de Portugal, parte integrante de uma obra dedicada ao património museológico português, Museus Centenários de Portugal, de Cristina Cordeiro.Os treze museus desta emissão foram...