Select Page

Memória Resistência e Luta no Forte de Peniche são tema de livro na Biblioteca Municipal


Memória Resistência e Luta no Forte de Peniche são tema de livro na Biblioteca Municipal

Encontro com a escrita

No âmbito do “Encontro com a Escrita”, e integrado nas comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal de Aljustrel apresenta, no próximo dia 11 de abril, pelas 18 horas, o livro “Forte de Peniche Memória Resistência e Luta”.

Esta obra, da responsabilidade da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), que já vai na 4.ª edição, destina-se a divulgar o Forte de Peniche como cadeia política e a vida dos antifascistas lá encarcerados.

Este livro inclui uma lista dos 2.494 presos que cumpriram penas na cadeia de Peniche, entre os quais, Adelino Pereira da Silva, o representante da URAP que virá apresentar o livro a Aljustrel. Nascido em 1939, em Alvalade (Santiago de Cacém), Adelino Pereira da Siva sempre se destacou pelo seu carácter e pelos valores que o acompanham desde jovem e que o levaram a aderir, em 1956, ao Partido Comunista Português. Em 1959, entrou para a clandestinidade como funcionário deste partido. Após a sua funcionalização passou a colaborador do Secretariado do Comité Central. Julgado em Tribunal Plenário foi condenado a 4 anos de pena e às famigeradas “medidas de segurança” (de seis meses a 3 anos, prorrogáveis), que tiveram início em 1967. Foram sete longos anos de prisão, no Aljube, em Caxias e em Peniche, até à sua libertação em 1969.

Este livro, que quer preservar a memória do Forte, a breve história da fortaleza, as diversas fugas para retomar a luta – nomeadamente a fuga coletiva de 1960 que incluía Álvaro Cunhal – e a libertação dos presos a 27 de abril de 1974, também procura contribuir para que prossiga o movimento de opinião que leve à criação, no Forte de Peniche, do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, um digno espaço de memória e homenagem à resistência e à luta antifascista.

Pontos de Interesse

Jovens atrizes apresentam Auto da Barca do Inferno

Jovens atrizes apresentam Auto da Barca do Inferno Teatro As jovens do Grupo de Teatro da Biblioteca Municipal – NAIPE voltam a subir ao palco do Cine Oriental, no dia 1de junho, para apresentar a peça “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. O espetáculo, com...