Select Page

De Regresso à Luz: Esculturas orientais em depósito da Coleção de Victor Bandeira

Está patente até 11 de fevereiro, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa  a exposição: De Regresso à Luz: Esculturas orientais em depósito da Coleção de Victor Bandeira.
A exposição “De Regresso à Luz” dá a conhecer, pela primeira vez, um conjunto de sete esculturas de carácter religioso provenientes de Myanmar, Tailândia, Japão e Sri Lanka, que, tendo sido adquiridas por Victor Bandeira com vista a integrar as coleções asiáticas do Museu Nacional de Etnologia, aqui têm permanecido depositadas desde 1975, na expectativa de uma incorporação ainda não concretizada.
Regressadas à luz após quatro décadas, e sujeitas agora a modos de contemplação jamais imaginados quando da sua produção, estas imagens convidam a que nos demoremos na excelência da sua materialidade, como ponto de partida para os sistemas de crenças religiosas para que nos remetem, maioritariamente o Budismo.
Mas estas esculturas – que se incluem entre os mais de cinco mil objetos que Victor Bandeira recolheu em África, na Amazónia, na Ásia e também em Portugal com destino às coleções do Museu, entre as décadas de 1960 e 1970 – convidam-nos também a descobrir a importância do lugar crucial que este colecionador ocupa na história do Museu.
Assim, a exposição, constitui, por um lado, um gesto de agradecimento e de reconhecimento público a Victor Bandeira pela sua inegável dedicação e generosidade para com o Museu ao longo de décadas, sendo igualmente expectativa do Museu que a sua realização possa despertar a atenção para a importância da aquisição destas esculturas e o seu ingresso de pleno direito nas mais relevantes coleções etnográficas a nível nacional.
 

Pontos de Interesse

O SOLDADINHO DE CHUMBO

Com imaginação, esta produção promete ampliar as peripécias do pequeno conto de Anderson e as andanças do soldadinho de chumbo num musical fantástico-cómico. Um espetáculo em que se pretende aliar a alta qualidade da narrativa original a uma curiosa versão livre de...

O MUNDO DE CHARLES E RAY EAMES

Charles e Ray Eames iniciaram a sua parceria em 1941 que durou toda uma vida. A singular colaboração entre ambos deu origem a um vasto corpo de trabalho pioneiro e influente no campo do design. Este trabalho extraordinário teve como ponto focal o...