Select Page

De Regresso à Luz: Esculturas orientais em depósito da Coleção de Victor Bandeira

Está patente até 11 de fevereiro, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa  a exposição: De Regresso à Luz: Esculturas orientais em depósito da Coleção de Victor Bandeira.
A exposição “De Regresso à Luz” dá a conhecer, pela primeira vez, um conjunto de sete esculturas de carácter religioso provenientes de Myanmar, Tailândia, Japão e Sri Lanka, que, tendo sido adquiridas por Victor Bandeira com vista a integrar as coleções asiáticas do Museu Nacional de Etnologia, aqui têm permanecido depositadas desde 1975, na expectativa de uma incorporação ainda não concretizada.
Regressadas à luz após quatro décadas, e sujeitas agora a modos de contemplação jamais imaginados quando da sua produção, estas imagens convidam a que nos demoremos na excelência da sua materialidade, como ponto de partida para os sistemas de crenças religiosas para que nos remetem, maioritariamente o Budismo.
Mas estas esculturas – que se incluem entre os mais de cinco mil objetos que Victor Bandeira recolheu em África, na Amazónia, na Ásia e também em Portugal com destino às coleções do Museu, entre as décadas de 1960 e 1970 – convidam-nos também a descobrir a importância do lugar crucial que este colecionador ocupa na história do Museu.
Assim, a exposição, constitui, por um lado, um gesto de agradecimento e de reconhecimento público a Victor Bandeira pela sua inegável dedicação e generosidade para com o Museu ao longo de décadas, sendo igualmente expectativa do Museu que a sua realização possa despertar a atenção para a importância da aquisição destas esculturas e o seu ingresso de pleno direito nas mais relevantes coleções etnográficas a nível nacional.
 

Pontos de Interesse

Agenda Bibliotecas de Lisboa | 21 setembro

Para Famílias Biblioteca de Belém | 11h | Ler In – Projecto de Leitura Inclusiva / 6-10 anos (EG); 15h | Era uma vez uma esponja do mar… histórias do início da vida / +4 anos (EG) Biblioteca de Marvila |15h | Filminhos infantis à solta pelo País / 4-10...

Há Cinema no Museu

Entre ficções e realidade propõe-se 4 filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao amago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar: intrusas até....

Visitas Temáticas

Coelho da Rocha, 16Fernando Pessoa nasceu, viveu e morreu em Lisboa. Esta visita convida os participantes a conhecer os múltiplos lugares da cidade pessoana, começando e terminando naquela que foi a sua última casa e a sua última rua – sem sair dela.Por Luís...