A 5.ª edição daJudaica conta com a colaboração do crítico de cinema, Rui Pedro Tendinha, na seleção dos filmes que compõem a programação. O festival inclui vários géneros cinematográficos e apresenta obras inéditas em Portugal, de produção recente.
Destaque para o filme de aberturaNegação (Denial), de Mick Jackson, baseado na história verídica de Deborah E. Lipstadt, escritora e historiadora, que acusou David Irving, também escritor, de negar o Holocausto. Irving processou-a por difamação e Deborah teve de provar em tribunal que o Holocausto aconteceu realmente.
JáIndignação, de James Schamus, é mais um acontecimento destaJudaica, a única hipótese de ver em sala a adaptação do romance homónimo de Philip Roth, que não vai estrear em Portugal. Marcado pelas grandes interpretações de Sarah Gadon e Tracy Letts,Indignation foi um dos filmes com maior hype no Festival de Berlim de 2016. Em Lisboa é apresentado pelo escritor Richard Zimler.
A fechar,A Guerra dos 90 Minutos, falso-documentário israelita em que o estádio de Leiria é o palco onde o conflito entre Israel e a Palestina se irá resolver num jogo de futebol entre as duas selecções, e com Pêpê Rapazote a interpretar o árbitro. Com a presença do realizador Eyal Halfon.