Select Page

LISBOA DE BORDALO

De forma a comemorar o 171º aniversário de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), o Museu Bordalo Pinheiro recebe a exposição LISBOA DE BORDALO. Comissariada pelo MBP, com projeto museográfico da Formiga Luminosa, convidam-se os visitantes a um passeio pela Lisboa de final do século dezanove.

Palco da vida política, social e cultural portuguesa, Lisboa era, à época, o sítio onde tudo acontecia. Munido do espírito crítico e bem-humorado que sempre dispensava à observação de lugares, tipos populares e situações, Rafael Bordalo Pinheiro fez da cidade cenário para a sua obra multifacetada.

Através de um mapa gigante que transporta Lisboa para o chão da Galeria de Exposições Temporárias do museu, a presente exposição identifica nove espaços habitados pela imaginação de Bordalo, nove cenários para as suas narrativas ora alegres, ora satíricas, recheadas de metáfora política e social – plenas de atualidade e sentido.

De São Bento ao Terreiro do Paço, do Chiado ao Carmo, da Avenida da Liberdade às hortas viçosas do Campo Grande, os lugares da cidade pontuam os lugares da obra, desafiam o olhar e estimulam o pensamento e a reflexão: a Lisboa de ontem é assim tão diferente da Lisboa de hoje?

No âmbito desta exposição, três temáticas animam um ciclo de conversas entre público e especialistas versados no urbanismo, nas artes e cultura e na sociedade lisboeta oitocentista:

Evolução da Cidade com Pedro Inácio e Alexandra Barradas
16 mai: 18h30

Artes de Palco com Maria Virgílio Cambraia Lopes e Luzia Rocha
30 mai: 18h30

Vivências com Anísio Franco e Rui Afonso Santose
6 jun: 18h30

Pontos de Interesse

Cinema nas Ruínas

O Teatro do Bairro / Ar de Filmes, em parceria com a Filmin Portugal (plataforma de visionamento de cinema online), associa-se ao Museu Arqueológico do Carmo para apresentar o cicloCinema nas Ruínas. Oprograma inclui obras fundamentais do cinema mundial exibidas no...

helmut federle

Exposição sobre o trabalho e as coleções de cerâmicas marroquinas e japonesas do século XVII do pintor suíço Helmut Federle, colocadas em diálogo com as cerâmicas de arte islâmica do Museu, quer no espaço da Galeria de Arte Islâmica da exposição permanente, como na...

Sopro

“Uma homenagem ao teatro e àqueles que o fazem”, leu-se no Le Figaro, aquando da estreia deSopronoFestival d’ Avignon, em julho passado. O mais recente trabalho de Tiago Rodrigues passa-se num futuro mais ou menos próximo, num teatro em ruínas habitado por fantasmas...