Select Page

UM OLHAR REAL

O Palácio Nacional da Ajuda revela ao público, pela primeira vez, a faceta artística da rainha D. Maria Pia, nas vertentes do desenho, aguarela e fotografia. No seu conjunto, a obra, de uma heterogeneidade evidente, revela simultaneamente aspetos de uma qualidade que pode surpreender.

Tendo apreendido, enquanto jovem princesa, os rudimentos do desenho e da aguarela, foi em Portugal, já rainha, que aprimorou a técnica e desenvolveu o sentido estético e artístico, que estendeu mais tarde à fotografia. A feminilidade transmitida em algumas temáticas caminhou, no tempo, a par de uma sensibilidade para a vida que a rodeava e que ela passou à arte, sem perder os ecos das evoluções, dos movimentos inovadores que se sucediam no país e no estrangeiro.

Rendida a um naturalismo muito português, não deixou de incorrer por vezes num bucolismo romantizado que a sua vontade determinou. Foi uma rainha artista, amadora e intimista, que desenhou, pintou e fotografou para si e para os que de mais perto com ela conviveram.

Pontos de Interesse

Woods

Conhecidos do público português, são de Brooklin e a última vez que passaram por Portugal foi em 2015, no Vodafone Paredes de Coura.  Agora um concerto com o trabalho mais recente, City Sun Eater in the River of Light. Um disco que...

Visitas temáticas aos cemitérios de Lisboa, 2017

Visitas guiadas gratuitas ao Cemitério dos Prazeres e ao Cemitério do Alto de São João, organizadas pela Divisão de Gestão Cemiterial.Marcação: dmevae.dgc@cm-lisboa.ptJulhoDia 1 | 10h – Arquitetura Funerária: um caminho diferente – Cemitério dos Prazeres Dia 8 |...