Select Page

510 atletas no Trail e Caminhada Elvas Património Mundial

A quarta edição do Trail Elvas Património Mundial corre-se no próximo domingo, dia 8. A prova organizada pela Associação Desportiva Ialbax, foi apresentada ao final da tarde de quarta feira, 4 de dezembro, em conferência de imprensa, que contou com a presença de Tiago Afonso, vereador da Câmara Municipal de Elvas.

Tem início na Praça da República, pelas 9 horas. Percorre o Forte da Graça, Aqueduto da Amoreira, muralhas seiscentistas e um conjunto de outros sítios monumentais da cidade, como a Torre Fernandina, o Museu Militar de Elvas ou ainda o Pelourinho.

O evento desportivo divide-se em duas provas: um Trail Running de 19 quilómetros e uma caminhada de 12 quilómetros. Este ano, a prova abre o circuito trail da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

A prova tem vindo a crescer progressivamente, no que diz respeito ao número de atletas participantes: no primeiro ano, em 2016, contou com a participação de 304 atletas; em 2017, foram 400 a correr; no ano de 2018, participaram 450. Este ano, espera-se um novo recorde, estando inscritas 510 pessoas, entre os quais 200 espanhóis.

Paulo Araújo, da Ialbax, defende que a passagem do trail pelo Forte da Graça “é o ponto alto da participação desportiva”, em especial por parte dos atletas espanhóis, “que se entusiasmam muito” com o atravessamento. O fundador da associação vincou ainda que este é o “único trail no Alentejo numa cidade Património Mundial”. Paulo Araújo e Ana Duarte são os padrinhos do 4º Trail e Caminhada Elvas Património Mundial.

Pontos de Interesse

Conselho Municipal da Juventude reuniu na autarquia

O Conselho Municipal da Juventude reuniu, na tarde desta segunda-feira, dia 21, no salão Nobre dos Paços do Concelho. Neste encontro de trabalho estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, representantes das...

Autarquia vai adjudicar empreitada de reabilitação de casas

A Câmara Municipal de Elvas deliberou, por unanimidade, adjudicar, por ajuste direto, a execução da empreitada n.º 04/2022 de “Reabilitação de Casas no Centro Histórico de Elvas – 1ª Fase”. A decisão foi tomada na reunião de câmara desta quarta-feira, 8 de junho, que...