Select Page

8º Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus

Entre 25 de abril e 25 de maio, encontram-se abertas as candidaturas para a 8ª edição do Prémio Ibero-americano de Educação e Museus.
Em 2017, serão contemplados os projetos que visem potencializar a capacidade educativa dos museus e do património museológico na Ibero-América nas duas seguintes categorias:
I  – Projetos realizados ou em andamento, da região Ibero-americana (3 premiados).
II – Fomento a projetos de Educação e Museus, da região Ibero-americana (5 premiados).

O PROGRAMA IBERMUSEUS, iniciativa Ibero-americana para o fortalecimento das políticas públicas de museus da região, procura fomentar a capacidade educativa dos museus, tendo em conta a diversidade e pluralidade das práticas museológicas Ibero-americanas. Com vista a alcançar este objetivo realiza anualmente o PRÉMIO IBÉRO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO E MUSEUS.
O PRÉMIO procura reafirmar e ampliar a capacidade educativa dos museus e do património cultural como estratégia de transformação da realidade social. Está embasado em documentos como a Declaração de Santiago de Chile, de 1972, que considera que o museu é “uma instituição a serviço da sociedade, que acrescenta, comunica e informa com a finalidade de pesquisa, conservação, educação e cultura, as evidências representativas da evolução da natureza e do homem”, e a Declaração de Salvador, de 2007, que entende os museus como agentes sociais comprometidos com a diversidade, com a promoção do encontro intercultural e o desenvolvimento sustentável.

Mais informações em: www.convocatorias.ibermuseus.org

Pontos de Interesse

President of Egypt in the Town-Hall

O Presidente da República Árabe do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sissi, foi recebido por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa receção que decorreu nos Paços do Concelho, no dia 21 de novembro, no âmbito da visita de Estado que o estadista...