Entre 25 de abril e 25 de maio, encontram-se abertas as candidaturas para a 8ª edição do Prémio Ibero-americano de Educação e Museus.
Em 2017, serão contemplados os projetos que visem potencializar a capacidade educativa dos museus e do património museológico na Ibero-América nas duas seguintes categorias:
I – Projetos realizados ou em andamento, da região Ibero-americana (3 premiados).
II – Fomento a projetos de Educação e Museus, da região Ibero-americana (5 premiados).
O PROGRAMA IBERMUSEUS, iniciativa Ibero-americana para o fortalecimento das políticas públicas de museus da região, procura fomentar a capacidade educativa dos museus, tendo em conta a diversidade e pluralidade das práticas museológicas Ibero-americanas. Com vista a alcançar este objetivo realiza anualmente o PRÉMIO IBÉRO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO E MUSEUS.
O PRÉMIO procura reafirmar e ampliar a capacidade educativa dos museus e do património cultural como estratégia de transformação da realidade social. Está embasado em documentos como a Declaração de Santiago de Chile, de 1972, que considera que o museu é “uma instituição a serviço da sociedade, que acrescenta, comunica e informa com a finalidade de pesquisa, conservação, educação e cultura, as evidências representativas da evolução da natureza e do homem”, e a Declaração de Salvador, de 2007, que entende os museus como agentes sociais comprometidos com a diversidade, com a promoção do encontro intercultural e o desenvolvimento sustentável.
Mais informações em: www.convocatorias.ibermuseus.org