A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, no âmbito da comemoração do 30º aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, vai promover a I Assembleia Municipal Infantil de Elvas, esta quarta-feira, dia 20, no salão nobre dos Paços do Concelho, pelas 10 horas.
A iniciativa conta com colaboração da Câmara Municipal de Elvas, procurando fomentar a interação e participação cívica com a comunidade, neste caso particular com a comunidade escolar. A assembleia tem como objetivos fomentar, nos primeiros anos de escolaridade, o interesse dos alunos pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, o desenvolvimento das capacidades de intervenção cívica, fortalecimento de argumentação construtiva e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, destacando-se a tolerância, respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.
Esta primeira assembleia conta com a participação de representantes dos Agrupamentos de Escolas nºs 1, 2 e 3, e Colégio Luso-Britânico. Vão estar presentes 20 “deputados” eleitos, que vão apresentar, aos dirigentes municipais presentes, as suas moções ou questões nas áreas de educação, saúde, igualdade, segurança e proteção, família, desenvolvimento pessoal, cidadania e ambiente.
O tema da sessão plenária da Assembleia Municipal Infantil é baseado nestas temáticas, tendo como pressuposto o trabalho de preparação, abordagem e reflexão aprofundada em contexto de sala de aula. Ainda no presente evento, são expostos e apresentados, sobre formato de “Estendal dos Direitos”, iniciativa promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, trabalhos preparados pelos estabelecimentos de ensino representados nesta assembleia.