O Torneio Lopes da Silva, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a Associação de Futebol de Portalegre e Câmara Municipal de Elvas, foi apresentado esta manhã, dia 13, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Neste ato marcaram presença o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes; o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Nuno Silva; o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e o convidado especial do torneio, o elvense Luís Vidigal.
Para o presidente da Federação, Fernando Gomes, este torneio é uma mais-valia para a formação dos jovens jogadores (sub-14), “que mais tarde podem vir a fazer parte do futuro do futebol, pois aqui têm uma oportunidade para evoluir”, acrescentando que vai “ser uma semana intensa de trabalho, em termos competitivos, mas que promove também o fair play entre todos”, num torneio que “tem um grande impacto nos jovens e nos familiares” que aqui se deslocam.
Nesta edição os jogos vão contar com a introdução do vídeo árbitro, apostando assim na formação dos árbitros.
Nuno Silva, da Associação de Futebol de Portalegre, destacou as “sinergias que a Associação tem vindo a criar através das suas iniciativas e atividades”, sublinhando o “aumento significativo de equipas e atletas a praticar a modalidade”, salientando que “queremos continuar a crescer”.
Neste âmbito, reforçou que “são iniciativas e projetos desta natureza que são o propósito dos nossos objetivos“, num “evento que poderá vir a ser um marco importante na vida da Associação”, naquele que pode ser “o maior torneio de seleções jovens do país”.
Sobre Elvas referiu que possui “infraestruturas desportivas ímpares e equipamentos completos para a realização deste torneio”, destacando os “três campos de relva sintética e um de relvado, na cidade, e mais três campos de relva sintética nas freguesias”, além do “alojamento, com unidades hoteleiras de qualidade com os requisitos” para receber este torneio.
Nuno Silva explicou ainda que vão estar em Elvas “22 seleções de futebol, que engloba cerca de 400 jovens, para além de toda a logística, que se traduz em cerca de 550 a 600 pessoas envolvidas”, sendo esperadas “mais de cinco mil pessoas a assistir a esta competição”, tendo assim deixado um “agradecimento a Elvas por ser nosso parceiro, estando tudo a postos para receber esta prova”.
Luís Vidigal, convidado especial, começou por dizer que este “é um torneio que permanece nos nossos corações”, acrescentando o “tempo vivido com os antigos companheiros não esquecerei jamais, foram tempos fantásticos”, sublinhando que “o futebol é mais do que aquilo que se joga dentro das quatro linhas”.
Este salientou ainda a “oportunidade de trazer para a minha cidade este torneio, que ajuda a desenvolver e a formar o carácter destes jovens atletas”, terminando a dizer que “acredito que todos em conjunto poderemos oferecer o melhor torneio de futebol Lopes da Silva”.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, referiu ser um torneio especial e um prazer receber esta prova desportiva nacional”, tendo ainda agradecido às duas entidades o “empenho que tiveram para chegarmos ao dia de hoje”, assim como “a confiança depositada em nós”.
Nuno Mocinha afirmou ainda que “esperamos também a vinda de público do outro lado da fronteira”, para ver “as 22 delegações a praticar futebol”, usufruindo das nossas infraestruturas, “sete campos de futebol envolvidos”, dos quais: os três do Complexo Desportivo, o do Estádio Municipal de Atletismo, o campo de jogos da Terrugem e ainda o Estádio Capitão César Correia e o Campo de Futebol de Degolados, em Campo Maior.
Para o autarca de Elvas “estão criadas todas as condições para que se realize este torneio e esperamos que os elvenses venham e, acima de tudo, que os jovens possam aproveitar”.
O Torneio Lopes da Silva vai realizar-se em Elvas, de 23 a 30 de junho, sendo que os jogos arrancam oficialmente a 24 de junho.