Select Page

Castellers Vilafranca no dia 22 em Elvas

As famosas torres humanas da Catalunha chegam a Portugal no âmbito da celebração do Dia de Sant Jordi organizada pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal.

Os Castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e atualmente faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

 

Os castellers de Vilafranca, o melhor grupo da Catalunha

Os Castellers de Vilafranca são a principal instituição cultural e desportiva catalã de construção de torres humanas. Venceram o 28º Concurso de Castells organizado a 2 de outubro de 2022 e estão regularmente classificados em 1º lugar no campeonato de torres humanas. A 1 de novembro de 2022 bateram o recorde com uma construção inédita, nunca vista em toda a história dos Castells: uma torre de até nove níveis.

O grupo foi fundado em 1948 e fazem parte dele mais de mil membros que se juntam em torno dos valores do grupo: a democracia, a cooperação, o trabalho em equipa e o espírito de superação. Em 1993 foram condecorados com a Cruz de Sant Jordi, o maior reconhecimento concedido pelo Governo da Catalunha. Há mais de 40 anos, em outubro de 1982, os Castellers de Vilafranca atuaram no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. É uma das cerca de 200 atuações internacionais que fizeram ao longo da sua história em cidades europeias como Paris e Berlim e de outros continentes como Nova Iorque e Xangai.

Programa:

Pontos de Interesse

Festival de Folclore chega este domingo ao fim

O Festival Internacional de Folclore, na sua 26ª edição, chega nesta noite de domingo ao final, com a atuação do Rancho folclórico de Fornelo do Monte, de Vouzela, e dos “Sol Argentino” Ballet Folclórico, da Argentina. Já na noite de sábado atuaram, com a Praça da...

Autarquia inicia limpeza de bermas nas estradas municipais

A Câmara Municipal de Elvas, à semelhança de anos anteriores, vai dar início à operação de limpeza de ervas nas bermas das estradas municipais, numa intervenção que já foi adjudicada, num investimento de mais de 30 mil euros.   No total este serviço vai ser feito no...