Select Page

Castellers Vilafranca no dia 22 em Elvas

As famosas torres humanas da Catalunha chegam a Portugal no âmbito da celebração do Dia de Sant Jordi organizada pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal.

Os Castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e atualmente faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

 

Os castellers de Vilafranca, o melhor grupo da Catalunha

Os Castellers de Vilafranca são a principal instituição cultural e desportiva catalã de construção de torres humanas. Venceram o 28º Concurso de Castells organizado a 2 de outubro de 2022 e estão regularmente classificados em 1º lugar no campeonato de torres humanas. A 1 de novembro de 2022 bateram o recorde com uma construção inédita, nunca vista em toda a história dos Castells: uma torre de até nove níveis.

O grupo foi fundado em 1948 e fazem parte dele mais de mil membros que se juntam em torno dos valores do grupo: a democracia, a cooperação, o trabalho em equipa e o espírito de superação. Em 1993 foram condecorados com a Cruz de Sant Jordi, o maior reconhecimento concedido pelo Governo da Catalunha. Há mais de 40 anos, em outubro de 1982, os Castellers de Vilafranca atuaram no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. É uma das cerca de 200 atuações internacionais que fizeram ao longo da sua história em cidades europeias como Paris e Berlim e de outros continentes como Nova Iorque e Xangai.

Programa:

Pontos de Interesse

Segunda noite da Feira Escolar com muito público

A segunda noite da Feira Escolar do Concelho de Elvas contou com muito público presente, com as diversões a fazerem as delícias dos mais novos, sendo que a animação estendeu-se ao palco do evento.Neste dia as atuações tiveram início com as crianças da Associação de...

Desenho em destaque em Elvas no fim-de-semana

A cidade de Elvas acolhe, este sábado e domingo, mais uma edição do TRAÇO- Festival de Desenho do Alentejo, onde o desenho está em destaque com workshops, palestras, exposição e concerto desenhado. Até amanhã pode assistir a artistas a desenhar na Praça da República...