A cidade de Elvas acolhe, este sábado e domingo, mais uma edição do TRAÇO- Festival de Desenho do Alentejo, onde o desenho está em destaque com workshops, palestras, exposição e concerto desenhado. Até amanhã pode assistir a artistas a desenhar na Praça da República ou aos vários momentos do programa previstos.
A edição deste ano, que se realiza até 2 de novembro, estende-se também Campo Maior, Alandroal, Redondo, Ponte de Sor, Avis e Badajoz, e tem como base a cultura do desenho e conta com a participação de dezenas de artistas conceituados, que desenham os “traços” das localidades onde se realiza.
A vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, esteve presente na sessão de abertura onde sublinhou “que o Traço mostra o que se pode fazer pela cultura”,
acrescentando que quando “pensamos em cultura, pensamos em música e exposições,
mas a AIAR mostra que esta é mais do que isso. Têm feito um trabalho notório,
nesta área e a Câmara tem que dar apoio a quem sabe fazer cultura”.
Para os participantes deixou os votos de uma boa estadia e o
desejo que “aproveitem estes dois dias em Elvas”.
Na sua génese o Festival Traço teve um primeiro encontro nacional de Urban Sketching, que rapidamente extravasou a toda a Cultura do Desenho e para um festival de cariz internacional.
O TRAÇO’19 tem vindo a crescer, aumentando a qualidade e número de visitantes e pretende mostrar o Desenho como uma forma Cultural de expressão que tem inúmeras valências artísticas e funcionais.
A experiência do evento anterior revelou-se de muito sucesso ao nível dos workshops com jovens e população estudantil, complementado a formação nesta área curricular (nomeadamente nas disciplinas de Expressões Plásticas, Educação Visual do primeiro, segundo e terceiro ciclos), ajudando a colmatar a diminuição de horas lectivas nesta área curricular.