O XXXVI Colóquio Nacional da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) iniciou-se na manhã desta quarta-feira, dia 16, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, sendo esperadas cerca de quatro centenas de pessoas, até sábado, dia 19, na cidade Património Mundial e de ambos os lados da fronteira.
A sessão de abertura contou com a presença do secretário de Estado das Autarquia Locais, Carlos Miguel; do presidente da direção da ATAM, Francisco Correia, e do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.
Neste ato, o presidente da Associação sublinhou que Elvas, “Cidade Património Mundial, tem excelentes condições e infraestruturas para receber eventos deste género”, acrescentando que o pólo Elvas – Badajoz representa um atrativo a vários níveis, “desde a cultura, ao ensino, a paisagem, à gastronomia. Tudo isto são atrativos para quem se quer impor e crescer”, parabenizando o autarca de Elvas “pela cidade que tem e por ter recebido este colóquio”.
Nuno Mocinha, presidente do Município, deixou uma palavra de boas-vindas, a todos os presentes, à cidade de Elvas”, agradecendo também a escolha do concelho para a realização deste encontro de trabalho e troca de experiências, sublinhando que “acolhemos esta iniciativa em reconhecimento do trabalho qye a ATAM faz”, e deixou um convite “para voltar a esta cidade magnífica, com um património e cultura ímpares”.
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, sublinhou, na sua intervenção, o “excelente trabalho que tem feito à frente desta autarquia, em termos sociais e culturais”, pelo presidente, salientando o seu “reconhecimento por todo o trabalho dos municípios, dos seus técnicos e todos os trabalhadores”.
A iniciativa, integra o I Colóquio Transfronteiriço e o XIII Congresso da UDITE, e o programa engloba a discussão de vários temas como: “40 anos de democracia local – análise dos resultados alcançados”, SIMPLEX + – Medidas para simplificar a administração e desburocratizar processos nas autarquias locais”, “A reabilitação urbana e o programa de financiamento Reabilitar para Arrendar – habitação Acessível”, “Os fundos europeus – os pactos de desenvolvimento e coesão territorial, os planos estratégicos de desenvolvimento urbano e os planos de ação de mobilidade urbana sustentada”, entre muitos outros.
O colóquio inclui também uma conferência transfronteiriça, na sexta-feira, dia 18, que se realiza em Elvas no CNT e em Badajoz no IFEBA, em que será feita uma comparação de um governo municipal local, em Espanha e Portugal, no sentido de existir uma troca de experiências e no âmbito de uma Eurocidade, que conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e do alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso.
No decurso deste evento está ainda programada uma visita ao Forte da Graça e um jantar de gala no mesmo local, bem como a Badajoz, com passagem pela Plaza Alta, Ayuntamiento, Catedral e Fuerte de San Cristobal.