O Dia do Exército este ano vai realizar-se em Elvas, entre os próximos dias 20 e 23, foi hoje (quinta-feira, dia 6) anunciado em conferência de Imprensa.
No ato, estiveram presentes o chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, major-general José Fonseca e Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha e o tenente-coronel Vicente Pereira, porta-voz do exército.
O major-general José Fonseca e Sousa fez um “agradecimento à Câmara Municipal de Elvas e ao presidente, porque desde a primeira hora facilitou todo o planeamento desta atividade com todos os objetivos que traçámos”. E acrescentou “duas razões para ser em Elvas: de âmbito regional – Alto Alentejo, pelo desenvolvimento e por ser uma região com história militar riquíssima”.
Para o porta-voz do Exército, também salientou “a ligação do Exército a Elvas e a permanente disponibilidade da câmara, para nos ceder espaços para a realização do evento para proporcionar atividades à população”. Afirmou ainda que “vamos proporcionar à população a possibilidade de experimentar várias facetas do Exército”.
Vão ser quatro dias de várias atividades militares, de 20 a 23 de outubro. Das atividades, destacamos o lançamento de um livro, exposição de equipamentos do exército no parque de merendas, exibições pontuais na Praça da República de ginástica e de cães militares, concerto da Orquestra Ligeira do Exército, homenagem aos combatentes do ultramar junto ao monumento, missa de sufrágio a ser transmitida em direto na RTP e cerimónia militar.
Nuno Mocinha agradeceu ao “Exército, por ter escolhido Elvas” e afirmou que “os elvenses devem estar orgulhosos. E gostava de pedir a todos os elvenses e população dos concelhos vizinhos que participem nestas comemorações. Gostava que todos os elvenses estivessem presentes na parada militar; como aconteceu no 10 de junho, gostava que os militares fossem acarinhados e saíssem de cá contentes”.