O Forte da Graça recebeu, nesta sexta-feira a IV edição dos Prémios Excelência Casa de Espanha 2016 às melhores empresas do Alentejo, numa organização conjunta da Casa de Espanha em Portugal e Câmara Municipal de Elvas.
A iniciativa pretendia dar a conhecer as 10 melhores empresas do Alentejo, tendo sido a Melhor Grande Empresa, com faturação superior a 25 milhões de euros, a HUTCHINSON Borrachas de Portugal, LDA., localizada em Campo Maior; seguindo-se no segundo posto a EMBRAER PORTUGAL- Estruturas em Compósitos, S.A., em Évora; e no terceiro posto a EPDM – Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro, S.A., que explora as Minas de Aljustrel. No que respeitas às melhores PME’s, com faturação entre 10 e 25 milhões de euros, a primeira é a ETELGRA – Soc. Comercial de Rep. Máquinas Agricolas, LDA.; seguindo-se a V.O.F. ATLANTIC GROWERS e em terceiro a MANTENIMIENTO Y MONTAJES INDUSTRIALES, S.A..
No que respeita às melhores empresas, por região, no Alto Alentejo é a NOVADELTA – Comercio e Industrias de Café, S.A.; no Baixo Alentejo a AMPER-CENTRAL SOLAR, S.A.; no Alentejo Central a FUNDIÇÃO DE ÉVORA, LDA., e no Alentejo Litoral a MARAVILHA FARMS-Produção e Comercialização de Frutos, Lda..
A região Alentejo, no que respeita às 200 maiores empresas, registou em 2015 um volume de faturação na ordem dos 4,3 mil milhões de euros, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, tendo também registado um aumento a nível de emprego de 1%, atingindo 20.200 trabalhadores, obtendo uma produtividade de 215 mil € por trabalhador. O valor acrescentado bruto (VAB) gerado por estas empresas foi de 30,1% do volume de negócios, em consequência do aumento dos lucros.
Ao longo da manhã decorreu um seminário, com os temas Tecido empresarial Alentejano: análise de resultados 2016”; “Oportunidades de investimento em Parques Empresariais”; “Melhor Alentejo: Ideias para Desenvolvimento”; “Incentivos a fundo perdido para as empresas”; “Alentejo – Taiwan: Oportunidades de Negócios” e “Património e Cultura: Identidade para diferenciação”.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, encerrou o seminário, tendo começado por agradecer a “a escolha da cidade de Elvas para a realização deste evento que distingue as melhores empresas do Alentejo”.
Neste âmbito sublinhou ainda a importância da iniciativa empresarial, como criadores de emprego, referindo os desafios que se lhes coloca no dia a dia, “com um contributo para o desenvolvimento da economia local, fruto do crescimento que têm verificado, quer ao nível da faturação, quer ao nível do emprego gerado”.