Select Page

Munícipes já podem fazer queimas e queimadas, mas com precaução

Na sequência do final do período crítico de incêndios, que finalizou esta quarta-feira, dia 15, já se pode fazer queimas e queimadas, desde que o Risco de Incêndio Florestal para o Concelho seja REDUZIDO ou MODERADO para Queimadas e REDUZIDO a ELEVADO para Queimas.

Assim sendo, para evitar situações de risco, antes de fazer uma queimada, os munícipes devem evitar períodos de vento forte, pois aumentam a intensidade da chama podendo provocar focos de incêndio na envolvente; dias mais quentes, pois os sobrantes e pastos encontram-se mais secos; a proximidade de árvores, pilhas de lenha, bilhas de gás ou outro material de elevada inflamabilidade e linhas elétricas; e queimar amontoados de grandes dimensões, preferindo vários montes de pequena dimensão.

No que respeita às queimas, deve-se ter em atenção o índice de risco de Incêndio Florestal junto da Câmara Municipal ou Serviços Florestais, sendo que para a realização de queimadas é obrigatória a autorização da Câmara Municipal ou Junta de Freguesia, pois sem acompanhamento técnico adequado (técnico credenciado em fogo controlado, equipa de sapadores florestais ou bombeiros) a realização de queimadas é considerada uso de fogo intencional.

Recordamos que uma queima é uso de fogo para eliminação de sobrantes de exploração agrícola (poda de vinhas, de oliveiras, entre outras) ou florestal, cortados ou amontoados, enquanto que uma queimada é o uso de fogo para renovação de pastagens ou eliminação de restolhos e ainda para eliminação de sobrantes de exploração agrícola ou florestal, cortados e não amontoados. 

Pontos de Interesse

Quinta jornada do torneio da malha é na Terrugem

A quinta jornada do 26º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, joga-se este sábado, dia 2, às 14.30 horas, na Terrugem, no recinto da Escola Primária. Nesta organização da Câmara Municipal de Elvas, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho e...