Select Page

Município realiza limpeza, conservação e restauro de peças

No âmbito do projeto de instalação do novo Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, no edifício da antiga Manutenção Militar de Elvas, iniciaram-se os trabalhos de limpeza, conservação e restauro das peças arqueológicas em cerâmica (barro simples e barro vidrado) que foram selecionadas para integrar a exposição permanente daquele Museu.

Deste conjunto fazem parte objetos de diferente cronologia (Pré-histórica, Romana, Medieval e Moderna) e tipologia (potes, pratos, bilhas, faianças, entre outros). Este trabalho está a ser realizado pelo técnico de Conservação e Restauro Arqueológico do Município, de acordo com os princípios legais atuais de intervenção no património móvel.

Esta tarefa é parte de uma ação integrada, desenvolvida por uma equipa de técnicos da autarquia que compreendeu, numa primeira fase, o estudo tipológico das peças (descrição, medições, fotografia) e a contextualização histórico-arqueológica das mesmas. 

A museologia do século XXI não privilegia apenas a tipologia e a cronologia das peças, mas procura traçar a trajetória do objeto, ou de um grupo de objetos, revelando o seu percurso, desde a sua identificação até à sua aquisição/ integração como parte de uma coleção de museu.

Ao reconstituirmos o itinerário dos objetos arqueológicos divulgamos as ações e os conhecimentos de atores desconhecidos, mas fundamentais para a constituição das coleções.

Pontos de Interesse