Select Page

“Nutrição de Lés a Lés” em Amarante

Amarante foi a cidade eleita para acolher a primeira edição de “Nutrição de Lés a Lés”. Com a colaboração do Município, a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (AEFCNAUP) vai realizar, nos dias 22 e 23 de fevereiro este encontro. O objetivo essencial passa por alertar a população e, neste caso, os Amarantinos para boas práticas alimentares e para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Durante os dois dias, perto de 50 estudantes da Licenciatura de Ciências da Nutrição vão ficar alojados em Amarante, colaborando com a autarquia para a sensibilização das temáticas da alimentação saudável. Além disso, os universitários vão aproveitar para conhecer a cidade e as suas tradições.

A manhã do dia 22 de fevereiro será dedicada ao envelhecimento ativo, em que os estudantes irão realizar na Universidade Sénior (Amarante e Vila Meã) uma sessão que abordará temas relacionados com hidratação e atividade física; a roda dos alimentos; macronutrientes e micronutrientes; adaptação da alimentação, colesterol elevado, diabetes mellitus, obesidade, desnutrição, hipertensão arterial e métodos culinários. A tarde vai ser dedicada a uma palestra de acolhimento aos estudantes seguida de uma visita ao espaço Douro & Tâmega para conhecer os produtos locais promovida pela DOLMEN – Desenvolvimento Local e Regional, CRL.

No sábado, dia 23 de fevereiro pelas 10h30 os estudantes visitam o Mercado Municipal, onde irão proporcionar um showcooking saudável, explicando os benefícios nutricionais dos alimentos. Serão ainda feitos rastreios nutricionais gratuitos e aconselhamento alimentar à população.

Pontos de Interesse

“Encontros com… Agustina” marcados para julho, agosto e setembro Em julho, agosto e setembro, os “Encontros com… Agustina” convidam a comunidade a conhecer a vida e obra da escritora amarantina na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e Pólo de Vila Meã.

Em julho, agosto e setembro, os “Encontros com… Agustina” convidam a comunidade a conhecer a vida e obra da escritora amarantina na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e Pólo de Vila Meã. No dia 15 de julho, das 10h30 às 11h30, crianças e jovens, dos seis aos 18...

Abril – livros mil?

O cinema, o teatro de fantoches e as horas do conto são presenças habituais na programação da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – BMAS – mas para o mês de abril, o destaque vai, naturalmente, para o Dia Mundial do Livro. É, na verdade, a principal efeméride...