Dezenas de pessoas participaram na noite desta quinta-feira na sessão local do Orçamento participativo Portugal que pretende encontrar ideias e projetos de âmbito nacional e regional.
A iniciativa decorreu no Centro de Negócios Transfronteiriço e contou com a presença da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, responsável por este programa e do presidente da Câmara Municipal de Elvas. Nuno Mocinha.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas deu as boas-vindas a todos os presentes e salientou a importância da participação neste encontro, como forma de “os cidadãos terem também participação na vida do país”.
No final desta sessão foram várias dezenas as propostas apresentadas, de âmbito nacional ou regional, em áreas como a cultura, agricultura, educação, formação de adultos, ciência, sendo que o objetivo, referiu a secretária de Estado é “deixar sementes por todo o lado, neste que consideramos o ano zero do projeto, por forma a ligar territórios”, sendo ainda um “desafio proposto à população para encontrar ideias e projetos para o país”, tendo sido percorridos “já 30 territórios e apresentadas mais de 600 propostas”, numa iniciativa que decorre até 21 de abril.
Após essa data decorre a análise técnica das propostas e a sua transformação em projetos, que posteriormente são colocados a votação, que será feita pelos cidadãos e em setembro será feita a apresentação dos vencedores, sendo os portugueses a decidir como investir 3 milhões de euros.