A Praça da República, no coração do Centro Histórico, encheu na noite de sábado, dia 8 de julho, para assistir ao concerto comemorativo dos cinco anos da classificação como Património Mundial e num dia cheio de emoções.
Em palco estiveram duas grandes vozes nacionais, Sofia Escobar (soprano) e Carlos Cardoso (tenor), que levaram o público presente ao rubro com a interpretação de temas como Don’t Cry for me Argentina ou Amigos para Siempre, entre muitos outros conhecidos do público, acompanhados pela Orquestra Ibérica, e que tiveram a sua chave de ouro com os momentos de pirotecnia que iluminaram os céus e a Sé de Elvas.
Os dois artistas, bem como a orquestra que os acompanhou foram ovacionados nesta noite magnifíca que assinala os cinco anos e também o esforço que o município tem vindo a desenvolver na preservação e recuperação do património elvense.
Recorde-se que a 30 de junho de 2012 a cidade de Elvas recebia o título de Património Mundial da UNESCO, sendo classificada como “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, que abrangeu todo o Centro Histórico da cidade de Elvas, as muralhas abaluartadas do séc. XVII, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade, num total de 179 hectares. A área de proteção do bem é de 690 hectares, protegendo assim todo o espaço em redor das fortificações.