Select Page

Castelo de Santiago do Cacém

O castelo de Santiago do Cacém entrou definitivamente para a posse portuguesa em 1217, no reinado de D. Afonso II, depois de já ter sido conquistado por D. Afonso Henriques em 1158, e ser de novo conquistado pelos árabes.

Esta região foi habitada, pelo menos desde a ocupação romana da península, a que se seguiram os visigodos e muçulmanos que terão construído a primeira fortificação ou melhorado a existente.

Este castelo, assim como os de Almada, Palmela e Alcácer do Sal, foram doados à Ordem de Santiago, mas em 1594, durante a dinastia dos Filipes, Santiago do Cacém foi doado aos duques de Aveiro.

Depois da Guerra da Restauração, a importância militar deste castelo foi-se perdendo e as suas estruturas foram-se arruinando. Classificado como Monumento Nacional, já foi intervencionado no sentido do seu restauro, por parte da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Esta fortificação foi construída sobre uma retangular, conservando ainda nas suas muralhas vestígios da construção muçulmana, tem dez torres de que se destaca a Torre de Menagem.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Praia de Odeceixe

A estrada para a praia serpenteia ao longo de um vale verdejante, acompanhando a ribeira de Seixe e campos agrícolas que vão sendo progressivamente substituídos por sapais. Nas encostas do vale os bosques de sobro dão lugar, mais perto da praia, a matos litorais ricos...

Teatro Villaret

O Teatro Villaret é uma sala teatral de Lisboa, localizada na Avenida Fontes Pereira de Melo. Fundado em 1964 por Raúl Solnado que o batizou como homenagem ao ator João Villaret. Em 1965 é criada a Companhia Portuguesa de Comediantes, reunindo um grupo de atores de...

Palácio Nacional de Sintra

O Paço de Sintra é pela primeira vez referido por Al-Bakrî, geógrafo árabe do século X, juntamente com o castelo que lhe faz face no alto da serra, hoje denominado Castelo dos Mouros. Em 1147, na sequência da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, dá-se a...