A atual fonte foi erguida no século XVIII, mas as águas da Sabuga já são bebidas e faladas, pelo menos, desde o séc. XII, altura em que o Cruzado Osberno terá dito que abrandavam a tosse. No séc. XVIII o fontanário foi refeito, por duas vezes, uma delas devido aos estragos causados pelo terramoto de 1755. Possui coruchéus alternados com frontões de gosto barroco, tendo, ao centro, as armas do município envolvidas numa fina cercadura. Até 2005, as 3 paredes da fonte estavam revestidas com painéis de azulejos do séc. XX, retirados na recente reforma que propôs uma visão mais romântica do fontanário. Hoje, é impossível não notar no contraste das suas cores – o azul e o amarelo.
Contactos
morada
Pontos de Interesse
PR1 SNT Santa Maria | Parque Natural de Sintra – Cascais
Percurso circular em volta do centro histórico de Sintra que permite conhecer o Palácio Nacional de Sintra (ou Palácio da Vila), a fonte da Sabuga, a igreja de Sta. Maria, o parque da Liberdade e a fonte mourisca.
PR2/3 SNT Pena e Mouros | Parque Natural de Sintra – Cascais
Este percurso inicia-se junto ao Palácio Nacional de Sintra seguindo pela Praça da República na direção do Posto de Turismo. Tem como pontos de interesse a Fonte da Sabuga, a Igreja Sta. Maria, S. Pedro de Penaferrim, o castelo dos Mouros, o Palácio da Pena...