Select Page

Judiaria Nova

Vivia-se uma nova era no plano urbanístico da vila, a saída directa para o exterior, a partir do castelo ou da alcáçova era uma realidade da época da reconquista como provam as várias ruas estruturantes dos séc. XIV e XV, as praças e os amplos terreiros crescem em ruas mais largas uniformemente em torno do traçado antigo. Mas o progressivo aumento demográfico que a Vila de Elvas conheceu até finais do séc. XV era também o resultado da presença e crescimento da comunidade judaica, uma realidade extensiva em toda a raia do distrito de Portalegre onde a proliferação dos judeus foi evidente por duas causas bem determinadas: a prática comercial e o exílio evidente nos períodos em que a Inquisição Espanhola, determinava o refúgio clandestino em terras portuguesas.

Em fins do séc. XIV a vila de Elvas tal como outras de fronteira como são os casos de Trancoso, Guarda e Castro Marim eram centros de atracção para esta população flutuante clandestina que no Alentejo crescia em torno de outros centros urbanos como: Estremoz, Vila Viçosa e Beja [Elucidário, II ,325].A referência documental da Judiaria de Elvas mais antiga que se conhece situa-se por volta de 1386, mas a sua existência será provavelmente anterior a meados do séc. XIV como as demais situadas na raia nacional. A sua localização é ainda hoje problemática, pois a documentação é escassa e imprecisa na sua informação, mesmo quando se tem em consideração a documentação da Chancelaria Régia ou os Processos da Inquisição de Évora, fundamentais na caracterização e identificação do perfil dos judeus e cristão novos de Elvas. As outras questões que se formulam é se devemos falar da Judiaria de Elvas ou da Judiaria Nova, são aliás estas as designações que encontramos em algumas obras publicadas por historiadores locais e nacionais.

Contactos

morada Rua das Beatas, Elvas, Portugal

Pontos de Interesse
Circuito Judaico
Este pequeno circuito permite observar as casas que foram assinaladas com os cruciformes e a casa da história judaica.

Jardim Municipal de Elvas

Jardim com frondosa e variada arborização com bonitos e formosos canteiros. Tem três lagos e um coreto. Possui um núcleo polidesportivo (piso de tartan, bancadas e palco), quatro campos de ténis e um restaurante.

Hospital Santa Luzia de Elvas

Tem Marcação do centro de saúde por referência médicaTem Marcação no hospital com referência médicaNão tem marcação no hospital sem referência médica HORÁRIO de funcionamento da Central de Marcação de Consultas: De 2ª a 6ª Feira09:00 – 17:30...

Fonte dos Cavaleiros

Construída na última década do séc. XVII no final da rua que lhe dá o topónimo. Sofreu várias transformações posteriores, das quais se destaca a de 1864-65, quando lhe foi implantado um painel de azulejos com as armas da cidade.