O Museu de Almada – Casa da Cidade localiza-se na Cova da Piedade, na antiga Quinta dos Frades, que, no séc. XIV, passa à administração dos frades predicantes da Ordem de S. Domingos. Entre 1380 – 1446 constroem o edifício sede da quinta, provavelmente na ou próxima da atual localização do Museu.
Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, a propriedade é vendida em hasta pública, passando por diversos proprietários ligados à história e vida local, até ser adquirida pelo Município de Almada, em 1997.
Abre em 2003, e constitui o núcleo sede do Museu de Almada. Ocupa um solar do século XVIII, sucessivamente alterado ao longo do século XX. Deve a designação popular de antiga Quinta dos Frades à pertença aos frades predicantes da Ordem de São Domingos, que entre 1380-1446 constroem o primeiro edifício da quinta. A extinção das ordens religiosas em 1835 determina a sua posse por particulares.
No primeiro quartel do século XX, a casa foi local de encontro regular de republicanos e no seu exterior decorreram touradas e concertos da Banda Filarmónica União Artística Piedense. Os seus últimos proprietários são industriais corticeiros e, em instalações contíguas, funcionou a fábrica Corsul. Adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1997, é recuperado e ampliado pelos arquitetos Victor Mestre e Sofia Aleixo para instalação do museu.
A história do edifício é testemunhada por alguns vestígios arqueológicos dos séculos XVII e XVIII postos a descoberto durante as obras de reabilitação: tanques, suportes em cantaria, pias e pavimentos de lajedo e tijoleira. O Museu de Almada – Casa da Cidade inclui área de exposição de longa duração com narrativas de síntese sobre o concelho na Ala 1, área de exposições temporárias (Ala 2) e centro de documentação, que integra um fundo oral significativo.
Morada: Av. Henrique Barbeitos 5A, 2805-113 Almada
Horário:
- Terça a Sábado: 10h00-18h00
- Encerrado aos Domingos e Segundas-feiras
Preço:
- Bilhete Normal: 0.60 €
- Grátis até aos 12 anos.
- Desconto para séniores e cartão jovem: €0,30.