
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) foi inaugurado no ano de 2007, tendo como tutela a Câmara Municipal de Elvas, com a missão de elevar a oferta cultural da cidade e estabelecer um diálogo regional e transfronteiriço, nacional e internacional respondendo às exigências que a arte e a cultura de hoje impõem.
O Museu alberga em depósito a coleção António Cachola, uma coleção privada que foi colocada ao serviço da população local e global. A coleção é exclusivamente nacional e não tem limites disciplinares, temáticos ou estéticos e é balizada cronologicamente pelos anos 80 até à atualidade.
Construir um museu moderno num edifício de elevado valor arquitetónico e integrado numa
cidade histórica foi o primeiro desafio do MACE. O projeto de arquitetura tentou preservar a qualidade espacial e os elementos construtivos e estruturais mais relevantes, permitindo uma utilização funcional de todas as áreas do museu. As janelas ao nível da rua permitem uma ligação visual direta entre interior e exterior, funcionando este espaço como uma montra do museu, anunciando as suas exposições e eventos. Destaca-se a existência de um Auditório, também designado por Salão Nobre, que apresenta um conjunto de painéis de azulejos setecentistas, pintados a azul e branco e datáveis de 1740, herança da intervenção barroca no edifício, que se destina a eventos de maior importância como atos oficiais, inaugurações e/ou exposição de obras emblemáticas da coleção. No último piso do museu funciona a cafetaria com uma esplanada no terraço com vista panorâmica sobre a cidade. A arquitetura, o design e a museografia conjugaram-se harmoniosamente, o que se traduz numa experiência positiva para quem visita o MACE.
Horário de Inverno (outubro a março)
- terça-feira 13:00H – 17:00H q
- quarta-feira a domingo 10:00H – 17:00H
Horário de Verão (abril a setembro)
- terça-feira 14:00H – 18:00H
- quarta-feira a domingo 11:00H – 18:00H
Encerra à segunda-feira e à terça-feira de manhã
Recent Comments