O Núcleo Museológico do Tipógrafo, no edifício do Centro de Documentação Local, trata-se de um reconhecimento a uma atividade que, desde 1872, marca presença neste território, mas também de uma homenagem a todos os homens e mulheres que fazem ou fizeram deste ofício a sua profissão. O objetivo é perpetuar a memória, divulgando este património e, ao mesmo tempo, contribuir ainda mais para a dignificação das artes gráficas no Concelho de Aljustrel.
A maioria do espólio que está patente neste núcleo museológico provém da antiga gráfica da extinta Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (Ambaal), encontrando-se grande parte das máquinas aqui presentes, bem como os materiais a elas associados, ligadas à impressão do jornal “Diário do Alentejo”.
Este núcleo permite ainda “viajar” no tempo, através de uma linha cronológica, e perceber a evolução das artes gráficas no Concelho de Aljustrel, bem como conhecer os protagonistas desta história que continua viva e que está em permanente atualização.
Contactos
morada Av. 1º de Maio 7600, Aljustrel, Portugal
Pontos de Interesse