Select Page

Núcleo Museológico do Tipógrafo

O Núcleo Museológico do Tipógrafo, no edifício do Centro de Documentação Local, trata-se de um reconhecimento a uma atividade que, desde 1872, marca presença neste território, mas também de uma homenagem a todos os homens e mulheres que fazem ou fizeram deste ofício a sua profissão. O objetivo é perpetuar a memória, divulgando este património e, ao mesmo tempo, contribuir ainda mais para a dignificação das artes gráficas no Concelho de Aljustrel.
A maioria do espólio que está patente neste núcleo museológico provém da antiga gráfica da extinta Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (Ambaal), encontrando-se grande parte das máquinas aqui presentes, bem como os materiais a elas associados, ligadas à impressão do jornal “Diário do Alentejo”.
Este núcleo permite ainda “viajar” no tempo, através de uma linha cronológica, e perceber a evolução das artes gráficas no Concelho de Aljustrel, bem como conhecer os protagonistas desta história que continua viva e que está em permanente atualização.

Contactos

morada Av. 1º de Maio 7600, Aljustrel, Portugal

Pontos de Interesse

Museu Etnográfico de Messejana

Localizado num dos edifícios mais antigos de Messejana, no centro histórico da vila, na rua do Espírito Santo. Edifício que pertenceu a uma conhecida família da terra e que foi doado à Santa Casa da Misericórdia de Messejana com o propósito de criação de um museu...

Pedras Brancas – Cementação

Trata-se de uma instalação metalúrgica onde se obtém cemento de cobre, ou seja, óxido de cobre em estado muito puro, podendo ir de 60 a 95% de pureza. A primeira cementação das minas de Aljustrel foi construída pela Companhia de Mineração Transtagana cerca de 1867 na...