Apesar de se situar na extrema poente da baía arenosa de Armação de Pera, o areal de Vale Olival insere-se ainda numa zona tipicamente rochosa. A arriba na envolvente da praia encontra-se muito ravinada, denunciando a existência de linhas de escorrência da água das chuvas, em torno das quais se desenvolvem caniçais e tamargais que alcançam a praia. Uma ribeira de caráter torrencial, marginada por densa vegetação ribeirinha, desagua no areal durante a época húmida.
Para poente as paredes rochosas elevam-se e é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba até à vizinha Praia dos Beijinhos. O caminho é marginado por vegetação típica do litoral e oferece fabulosos panoramas sobre o oceano e sobre as formações rochosas esculpidas pelos elementos: leixões, arcos, algares e galerias subterrâneas delineiam a linha de costa.
Já na Praia dos Beijinhos, uma escadaria percorre a face da arriba até ao areal, ladeada pelo aromático tomilho e pela vistosa açafate-de-prata. No pequeno e acolhedor areal, dois enormes leixões cortam a linha do horizonte, aproximados à distância de uma fresta.