Assinado por Bosch, este tríptico integra os quatro elementos do Universo (céu, terra, água e fogo) tornando-os cenário de personagens horrendas.
Retirada de 1 de maio a 20 de setembro para a exposição temporária:
“Bosch The Centenary Exhibition” – Museo del Prado, Madrid
Neste tríptico encontra-se a mais recorrente e central temática de Bosch: a tentação e a solidão do homem justo perante o mal e o diabólico que, de forma expressa no monstruoso e no híbrido ou sob uma falsa e provocadora beleza, domina o mundo terreno.
Nas faces internas, o tríptico mostra três passos da hagiografia de Santo Antão, tentado e seduzido pelos demónios até encontrar o caminho para a salvação através da experiência eremítica. Nas faces externas, visíveis com o tríptico fechado, situação em que normalmente se encontrava, são figuras populares e não demoníacas que acicatam e perturbam o caminho de Cristo da Prisão até ao Calvário; a sua monocromia ajuda a criar uma atmosfera estranha e luarenta, que sublinha a desolação da paisagem e acentua a inquietante certeza de um domínio generalizado do mal.
Tentações de Santo Antão
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Autor: Jheronymus Bosch (Assinado – canto inferior esquerdo do painel central, Hertogenbosch, c. 1450-1516)
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c. 1500
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Óleo sobre madeira de carvalho
131,5 x 119 cm (painel central) e 131,5 x 53 cm (painéis laterais) -
Proveniência: Palácio das Necessidades, Lisboa, 1913
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Piso 1/Sala 61