Ainda não descobriu o prazer de caminhar, tem pouco tempo ou andava à procura de uma caminhada curta, fácil e acessível? Então este Percurso Circular foi criado a pensar em si. Vai apreciar as hortas e quintais de S. Luís e ainda viver a magia de uma floresta de sobreiros, sempre com a etapa Cercal do Alentejo » S. Luís do Caminho Histórico por perto.
Junto à aldeia, atravessam-se pequenas quintas, hortas e pomares, separadas pelas sebes de loureiro, características de S. Luís, que ladeiam também muitos dos caminhos do percurso. Alguns loureiros libertaram-se do acanho das sebes e são agora garbosas árvores. Aproveite para apanhar alguns ramos, secar as folhas e usar para cozinhar pratos de carne ou peixe ou ainda todo o tipo de assados e caldeiradas. Tanto junto às hortas como no caminho que ladeia o montado, o medronheiro é outra presença constante neste percurso.
S. Luís foi sempre uma aldeia rica em recursos, explorados em atividades como a mineração (em S. Domingos), a extração da cortiça, o comércio (a partir do porto fluvial da Casa Branca), a produção de madeira, a criação de gado ou a pedreira. Era S. Luís que fornecia de produtos agrícolas a povoação de Vila Nova de Milfontes, cuja população se dedicava inteiramente à pesca. Atualmente S. Luís é conhecida também pela recuperação de uma prática antiga, a construção em terra, vivendo na aldeia alguns especialistas na técnica de construção em taipa.