Select Page

PR4 – Levada do Barreiro

2.1 h
10.2 kmDistância
EasyDificuldade
2.1 hDuração

O percurso “Poço da Neve – Casa do Barreiro” liga o património contruído, a natureza e as amplas paisagens sobre a cidade do Funchal, seguindo em grande parte a Levada do Barreiro, na margem esquerda do vale da Ribeira de Santa Luzia.

O percurso inicia-se na Estrada Regional nº 202, de acesso ao Pico do Areeiro. Em primeiro plano situa-se o Poço da Neve, um elemento único do património construído do concelho do Funchal, datado de 1813. A neve e o granizo, que ocorriam pontualmente no inverno, eram armazenadas naquele reservatório proporcionando gelo ao longo do ano, que era transportado a pé para baixa da cidade do Funchal.
O itinerário continua a descer, passando por um núcleo de vegetação de altitude onde destacam-se as urzes arbóreas segue s e as uveiras-da-serra. Após cruzar um caminho de asfalto, o itinerário segue um primeiro canal afluente da Levada do Barrreiro até ao vale da Ribeira dos Frades, onde situa-se a madre do canal principal.
O percurso paralelo à levada do barreiro, com amplas panorâmicas sobre o vale da Ribeira de Santa Luzia e sobre a cidade do Funchal, e assim continua até a um desvio à direita, já na parte final da caminhada, para uma vista ao miradouro do Barreiro, situado no tipo de uma pequena elevação.
A Casa do Barreiro é o destino seguinte e assinala o fim do percurso no Parque Ecológico do Funchal. É possível continuar a caminhada até ao centro da freguesia do Monte, seguindo o caminho Municipal da Casa do barreiro, a Estrada Regional nº101 (ER101) e tomar o percurso pedestre no Terreiro da Luta.
Pontos de Interesse

PR11 CTM Cerro do Bufo

Tome atenção ao facto do percurso ser também ciclável. Atravessa parte do sapal de Castro Marim, acompanhando os seus canais e passando por salinas. Um dos melhores locais para observação de avifauna aquática. Visite-o bem cedo pela manhã ou ao final do dia e...

PR1 SNS – Costa de Sines

A península de Sines é um ponto mais ocidental de toda a Costa Alentejana, entrando pelo Oceano Atlântico. A relação com o mar faz de Sines uma cidade portuária, tradicionalmente piscatória e, desde as últimas décadas, um importante porto de águas profundas servindo...

Praia do Sissal

Esta é uma pequena caminhada que permite oferecer ao caminhante menos ousado um cheirinho do grandioso Trilho dos Pescadores. As falésias, embora de pouca altura, não deixam de nos surpreender com as suas formas bizarras, contrastando com o suave relevo das dunas, e...