Select Page

PR4 – Levada do Barreiro

2.1 h
10.2 kmDistância
EasyDificuldade
2.1 hDuração

O percurso “Poço da Neve – Casa do Barreiro” liga o património contruído, a natureza e as amplas paisagens sobre a cidade do Funchal, seguindo em grande parte a Levada do Barreiro, na margem esquerda do vale da Ribeira de Santa Luzia.

O percurso inicia-se na Estrada Regional nº 202, de acesso ao Pico do Areeiro. Em primeiro plano situa-se o Poço da Neve, um elemento único do património construído do concelho do Funchal, datado de 1813. A neve e o granizo, que ocorriam pontualmente no inverno, eram armazenadas naquele reservatório proporcionando gelo ao longo do ano, que era transportado a pé para baixa da cidade do Funchal.
O itinerário continua a descer, passando por um núcleo de vegetação de altitude onde destacam-se as urzes arbóreas segue s e as uveiras-da-serra. Após cruzar um caminho de asfalto, o itinerário segue um primeiro canal afluente da Levada do Barrreiro até ao vale da Ribeira dos Frades, onde situa-se a madre do canal principal.
O percurso paralelo à levada do barreiro, com amplas panorâmicas sobre o vale da Ribeira de Santa Luzia e sobre a cidade do Funchal, e assim continua até a um desvio à direita, já na parte final da caminhada, para uma vista ao miradouro do Barreiro, situado no tipo de uma pequena elevação.
A Casa do Barreiro é o destino seguinte e assinala o fim do percurso no Parque Ecológico do Funchal. É possível continuar a caminhada até ao centro da freguesia do Monte, seguindo o caminho Municipal da Casa do barreiro, a Estrada Regional nº101 (ER101) e tomar o percurso pedestre no Terreiro da Luta.
Pontos de Interesse

PR6 MRV – Fabulosa barragem da Apartadura

Neste território de montanha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, encontramos um enorme lago encastrado entre serranias de verde e rocha, proporcionando um cenário ímpar e difícil de imaginar. Ao fundo avista-se Marvão, no cimo do seu rochedo e as...

GR50 – GRPG7 | Soajo » Lindoso

Nesta etapa percorremos 17,5 km entre o Soajo e Lindoso, atravessando o rio Lima, que marca a transição da serra do Soajo para a serra Amarela. Esta etapa é particularmente longa, mas é possível fazê-la em mais do que um dia, pois passa em várias localidades onde...