Select Page

Trilho dos Pescadores | Almograve » Zambujeira do Mar

7 h
43.5 kmDistância
NormalDificuldade
7 hDuração

Portinhos de pesca artesanais, dunas avermelhadas, o perfume dos pinhais e o espetáculo único no mundo das cegonhas que nidificam nas falésias, tornam esta caminhada num verdadeiro bálsamo para os sentidos.

As falésias altas e escarpadas deste troço, apesar de expostas ao vento salgado e teimoso do mar, são local de nidificação de mais de 20 espécies de aves! É o caso da gralha-de-nuca-cinzenta, do corvo-marinho-de-crista, do peneireiro, do pombo-das-rochas, da cegonha-branca, do falcão-peregrino e do rabirruivo-preto. Vale a pena permanecer em sossego e discretamente vigiando a falésia de cima, apreciar o voo destas aves, de forma especial durante a Primavera e junto ao Cabo Sardão.

Ao longo da costa encontra sinais de paleoclimas, ou seja, climas do passado que ficaram “escritos” nas rochas. Repare nas dunas consolidadas, ou seja, dunas antigas em que a areia já se tornou rocha. Elas formaram-se quando o mar estava mais de 100 metros abaixo do nível atual, o que significa que a praia estava a mais de 60 km de distância para oeste. Sobre estas dunas foi possível encontrar vestígios de patuscadas dos homens pré-históricos e conchas de animais típicos de climas muito frios, sinal das glaciações que ocorreram no passado. Mas também temos sinais de épocas de clima tropical ou quase. É o caso das areias e arenitos com impressionantes tons avermelhados, resultado da acumulação de óxidos de ferro.

Pontos de Interesse

Amado

Este percurso conta-nos histórias acerca das convulsões do planeta Terra nos últimos 300 milhões de anos. Saindo de manhã cedo, é provável encontrar muitas aves como o pombo-bravo, o falcão-peregrino, a gralha-de-bico-vermelho, o rabirruivo e as...

Arrozais de Campilhas

Foi ainda no tempo do Estado Novo que foram construídas as barragens no Alentejo. Esta caminhada permite conhecer tanto a agricultura de regadio como de sequeiro, com belos montados que originam grande riqueza florística e faunística. A Primavera é especialmente...