Existem frades paulistas em Elvas desde o final do séc. XIV, no entanto o Convento de São Paulo é já obra da viragem do século XVII para o século XVIII.
A primeira pedra do templo foi lançada pelo Bispo de Elvas, D. Alexandre da Silva a 28 de Outubro de 1679, custando a obra 28000 cruzados pagos por D. Pedro II. No entanto, a igreja do convento só estaria concluída a 31 de Dezembro de 1721.
A extinção das ordens religiosas em 1834 levaria ao fim do convento. Durante uma fase da reabilitação do edifício foram-lhe entaipadas as portas.
Aqui funcionou também o Tribunal Militar até 2004.
Fim de Semana – Domingo
O Circuito de Fim de Semana está dividido e definido para o visitante que fica em Elvas dois dias. A ordem dos pontos de interesse é apenas uma sugestão, ficando ao critério de quem nos visita o início e fim de cada dia de percurso. O percurso inclui...
Circuito Religioso
O circuito religioso está definido para dar a conhecer as Igrejas do Centro Histórico, os passos da Via Sacra e a localização dos conventos. Para além do que existe no centro histórico é indicado também como local de visita o Santuário do Senhor Jesus da...
Circuito de um dia
O Circuito de um Dia está definido para quem nos visita apenas por um dia.
Segunda Cerca Islâmica
Muralha que envolve a parte mais alta do centro histórico da cidade de Elvas, da qual surgem alguns elementos visíveis na via pública por entre o casario. Após o crescimento populacional da Elvas muçulmana, talvez propiciada pelo comércio e pela...
Circuito “Conhecer Elvas”
Este pequeno percurso foi definido para assinalar alguns pontos de interesse no centro histórico de Elvas. Está indicado a quem nos visita e que não dispõe de muito tempo na cidade de Elvas.
Circuito das Fortificações
Este circuito consiste no percurso pedestre junto às muralhas que rodeiam o centro histórico. Alguns dos pontos indicados no fim do percurso deverão ser visitados de transporte.